Olá, tudo bem?
Vem, que as dicas de hoje estão deliciosas:
Um livro: Violeta, de Isabel Allende (Bertrand). Estou me deliciando com a nova obra da escritora chilena lançada neste ano. Nela, é a protagonista, a centenária Violeta, que conta a história da sua vida - que testemunhou duas pandemias, uma guerra mundial, uma ditadura militar e as conquistas da luta da mulher por direitos iguais. Uma leitura deliciosa, viciante.
Um filme: Coda, ou No ritmo do coração (Amazon Prime e Apple TV+). Ele está no páreo para o Oscar de Melhor Filme, ganhou já uma série de prêmios e eu estava com uma certa preguiça de assistir. Que erro. O filme é daqueles que emocionam demais, fazem rir e chorar e compensam cada minuto. Ele conta a história de Ruby, adolescente que ajuda seus pais e irmãos, todos deficientes auditivos, enquanto sonha em se tornar cantora. Lindo.
Um episódio de podcast: Tim Ferriss entrevista Margaret Atwood. Fã é assim: ouve cada entrevista, lê os lançamentos… Margaret Atwood acaba de lançar um livro de ensaios (Burning questions) que eu estou louca pra ler, mas ainda não deu tempo. Enquanto isso, ouvi a entrevista que deu para Tim Ferriss. Uma delícia de papo, no qual ela conta um pouco da sua história e do seu processo criativo.
Um pintor: Aos 84 anos, o inglês David Hockney está com uma série nova de retratos em tela - quase concomitante com a série de pinturas no iPad que ele tem feito já há alguns anos. São obras lindas - e ele conta tudo nesta entrevista para a New Yorker. Sou apaixonada pela obra dele e conhecer um pouco mais do processo dele é uma preciosidade.
Um curta e um fotógrafo: Piper (Disney+). Descobri recentemente um perfil no Instagram de um fotógrafo de aves japonês que me fez lembrar na hora deste curta da Pixar que é um pequeno tesouro. É daqueles que assisto de tempos em tempos com a Bia. Conta a história da passarinha que vai aprender a se alimentar sozinha, mas precisa superar seu medo do mar. Uma pequena metáfora para nos fazer pensar em todos os medos que nos paralisam. E o perfil do fotógrafo traz um respiro bem-vindo no meu feed.