Um livro: Marrom e Amarelo, de Paulo Scott (Companhia das Letras). Os irmãos Federico e Lourenço têm a vida marcada pela discriminação racial. Federico é pardo claro e Lourenço, negro. Escrito com um ritmo alucinante, com frases longuíssimas feito João Saramago, o livro traz uma história de raiva, violência, humilhações e uma burocracia Kafkaniana. Foi indicado ao prestigioso International Booker Prize e é uma obra fundamental para o Brasil contemporâneo.
Um filme: A pior pessoa do mundo. Tanta gente indicou que eu não resisti - e também amei a história de Julie, que navega carreiras e relacionamentos enquanto tenta se encontrar. Delicioso e profundo. (E a playlist com a trilha sonora do filme é excelente!)
Uma série: Olive Kitteridge (HBO Max). Peguei a dica na newsletter New Plan Journal e estou adorando. Baseada no livro homônimo de Elizabeth Strout (vencedor de um Pulitzer), conta a história de Olive, uma misantropa do bem. Com Frances McDormand e Bill Murray.
Um podcast: Os mistérios de Lygia Fagundes Telles, do 451 MHz. Perdemos uma das maiores escritoras do Brasil no último final de semana e é um presente este episódio, que faz um mergulho na história de Lygia. Se você nunca leu nada dela, a dica tá fácil: As meninas, um livro que marcou a minha vida profundamente.
Um programa: SP-Arte. A feira de arte mais importante do País está de volta para a sua 18ª edição no pavilhão da Bienal, reunindo 130 galerias de arte moderna, contemporânea e design. Se você gosta de arte, é absolutamente imperdível.
Um aviso: quando você compra um livro indicado aqui, a Amazon me paga uma comissão. Isso não encarece a compra - e não muda o meu critério de indicações daqui. Esta é apenas uma forma de remunerar este trabalho.
Expediente
Texto: Carolina Ruhman Sandler
Colagem: Roberta Chvindelman
Transcrição: Camila Mazzini