Um livro: Lendo Lolita em Teerã, de Azar Nafisi (Ed. Best Seller). Estou lendo para o meu mestrado e completamente apaixonada. Nafisi narra em seu livro de memórias sua experiência como professora de literatura ocidental no Irã entre o final dos anos 1970 e 1990, período que engloba a Revolução Islâmica e a Guerra Irã-Iraque. Ela cria um grupo de estudos clandestino com suas alunas para discutir obras proibidas, como Lolita, de Vladimir Nabokov, O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, e Orgulho e preconceito, de Jane Austen. Precisaria de uma resenha completa para contar todas as maneiras que este livro é maravilhoso (você gostaria? me conta nos comentários?). Nafisi nos faz participar das suas aulas e da sua rebeldia introspectiva contra o regime dos aiatolás. Um livro fascinante e maravilhoso.
Um conto que virou filme: Escape from Spiderhead, de George Saunders. A New Yorker relembrou seus assinantes deste conto distópico de 2010 que é tenebroso. É, também, uma ode à liberdade. É tão potente que virou recentemente um filme com Chris Hemsworth. Ainda não assisti, mas estou ainda digerindo o conto, escrito por um dos maiores professores de literatura russa e escrita criativa dos Estados Unidos. Um assombro.
Uma newsletter de crônicas: Tem alguém aí?, de Carol Rodrigues Miranda. Adoro as crônicas dela, mas uma em especial me tocou muito: A burocracia não tem filtro. Confia em mim, assina e não deixa de ler esse texto.
Uma newsletter sobre Jane Austen: The Austen Connection. Descobri nesta semana após conhecer a autora no programa de aceleração do Substack que estou fazendo - e estou apaixonada. A proposta é maravilhosa: as discussões que temos nos nossos tempos figuraram todas na obra de Jane Austen. Para quem ama os livros de Jane Austen, já sonhou com Mr. Darcy, e/ou gosta de ler sobre literatura. Um achado.
Uma playlist: Tenho uma confissão a fazer: sempre fui apaixonada pelos Beatles e decidi aos 20 e poucos anos ignorar o trabalho solo de Paul McCartney. Que erro. Estou correndo agora atrás do tempo perdido com esta playlist, baseada no ranking daas 30 melhores canções feito pelo Guardian. Para quem já é fã e para quem, como eu, virou agora.
Comecei a ver uma galeeeera chegando na minha newsletter. Aí me deparo com você e Babi me indicando no mesmo dia. Tô terminando a semana feliz demais. Obrigada, querida, emocionei.
adorei esta edição <3 quero muito ver o filme adaptado do conto do Saunders \o/ meu marido assistiu e gostou muito!