Olá!
Enquanto fechava a nossa curadoria semanal de dicas, percebi que um tema em comum a todas elas: a relação entre pais e filhos. Uma relação que pode ser complexa, cheia de expectativa e frustração. Do lado de cá, tenho orgulho de dizer que meu pai é meu melhor amigo e conselheiro, mesmo quando entender o mundo um do outro não é a tarefa mais fácil do mundo. Afinal, amor aqui a gente tem de sobra.
Vamos nessa?
Um filme: Força maior (Force Majeure, Mubi). Ele conta a história de uma família sueca em meio a sua viage de esqui. No meio de um almoço, uma avalanche parece que irá cair bem no restaurante onde Thomas, Vera e seus filhos estão. No meio do pânico, Thomas toma uma atitude que irá abalar sua relação com a esposa e os filhos: ele sai correndo sozinho, abandonando-os à própria sorte. Uma comédia dramática de 2014 espetacular.
Uma leitura: Enquanto termino Neve, de Orhan Pamuk (falei dele na edição passada), li por indicação do meu professor do mestrado o discurso de Pamuk na cerimônia do Nobel de Literatura de 2006. Ele fala sobre a relação com seu pai e com a escrita de uma forma magnífica. “O escritor é a pessoa que se tranca em um quarto, senta à mesa e, sozinho, se volta para dentro de si: em meio às sombras, ele constroi um novo mundo com palavras”. Leia, é lindo demais. (E foi um presente descobrir que todos os discursos dos laureados estão disponíveis no site do Nobel. Dá vontade de ler tudo).
Um podcast: Talk Easy com David Sedaris. Sedaris é um dos meus autores contemporâneos favoritos. Ele me faz rir e chorar com suas histórias sobre sua família. Neste podcast, ele conta sobre a sua conturbada e sofrida relação com seu pai, e também sobre a escrita. Uma preciosidade. Se você ainda não leu nada dele, comece por De veludo cotelê e jeans.
Um sonho: O Sonho dos Seus Sonhos. Este delivery de sonhos foi criado pelo pai de uma grande amiga minha, com a receita da mãe dele. Os doces são leves e muito saborosos. A dica da minha amiga é começar pelo de baunilha. Literalmente, um sonho.
Uma música: Não consigo pensar na minha relação com o meu pai sem lembrar de Father and daughter, de Paul Simon. Toda vez que ouço os versos “There could never be a father/Who loved his daughter more than I love you", fica aquele quentinho no meu coração.
Eu vi esse filme do esqui indo esquiar na Noruega. Imagina meu drama! hahahaha.. Adorei a dica do podcast com o David Sedaris, eu gosto demais dele, assim como do Orhan Pamuk, mas não li este livro. Bom finde!
Amo amo amo sua news, que delícia começar o fds com essas dicas <3