Eu posso só falar que AMEI as indicações de vocês na edição da semana passada? Muito obrigada por tantas dicas fantásticas. Se você não conferiu, corre aqui pra ver:
Uma série: A edição de hoje é novamente temática por influência, desta vez por influência da série Como mudar sua mente (Netflix). Criada por Michael Pollan, jornalista que se tornou referência no assunto e autor do livro de mesmo título, a série é um documentário em quatro partes. Cada um explora os usos médicos e toda a pesquisa envolvida com uma droga: LSD, psilocibina, MDMA e mescalina. É um convite para você mudar de opinião sobre os psicodélicos e um registro da revolução que a área tem trazido para a medicina e a saúde mental.
Um livro: Um personagem de um dos meus livros mais queridos aparece repetidamente na série - Ken Kesey, o líder do grupo Merry Pranksters e ícone do movimento da contracultura dos anos 1960. Esta história toda é narrada no clássico O teste do ácido do refresco elétrico, de Tom Wolfe. Wolfe foi um expoente do Novo Jornalismo e passou um tempo com os Pranksters e depois contou tudo o que viu em uma linguagem alucinógena nesta obra, que foi publicada em 1968. Um retrato de uma época e uma viagem por si só.
Um documentário: Fantastic Fungi (Netflix). Eu indiquei ele logo no comecinho desta newsletter, mas não canso de dar a dica para tantos amigos e acho que é o caso repetir aqui. Este documentário é um assombro. O reino dos cogumelos é a base da vida no nosso planeta e o filme mostra desde a sua importância ecológica até o renascimento da pesquisa com psilocibina. Imperdível.
Uma newsletter: The Microdose, produzida por uma equipe cheia de estrelas do jornalismo científico e liderada Michael Pollan. Se você gosta do assunto, a news fala das novas pesquisas, entrevista os cientistas por trás delas e relata o que acontece de novo no front psicodélico.
Uma banda: The Polyphonic Spree. É um coral psicodélico moderno de 22 pessoas e uma das bandas do meu coração. Descobri na trilha sonora perfeita do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e me apaixonei. Vi eles ao vivo no tributo feito para David Bowie em Nova York logo após a sua morte. Os “pretty pollys" (apelido carinhoso dado a papagaios), como Bowie os chamava, chegaram a fazer uma turnê com Bowie. O álbum The beggining stages of… é simplesmente perfeito.
Amei as dicas de hoje, tá demais!
Adoro o Pollan, uma inspiração no jornalismo para mim. Tem também a série Cooked, no Netflix, com ele e é fantástica; sobre comida, cozinhar... :*