5 dicas bacanas #52
Lar em chamas, chefs deprimidos, Jeff Tweedy, Aline Valek e uma parceria bacana
Hoje estamos com novidades. A livraria Dois Pontos, que tem uma curadoria incrível, resolveu presentear os leitores desta newsletter com cupons de desconto. A escolha dos títulos é sempre minha e acompanha as minhas leituras preferidas, como sempre. Começamos já nesta edição com um livro imperdível. Vem conferir.
Um livro: Lar em chamas, de Kamila Shamsie (Grua Livros). Isma e os gêmeos Aneeka e Parvaiz são filhos de um terrorista que morreu a caminho de Guantánamo. Cada um precisa lidar com esta herança e navegar a vida na Londres contemporânea. Chocante, viciante e profundamente provocativo. Li para o mestrado, estudando as questões de identidade e preconceito e não queria largar. Para comprar com 15% de desconto, use o cupom VOUTEFALAR. (E depois me conta o que achou!).
Uma série e um filme sobre chefs depressivos e herdeiros: The Bear (Star+) e Toscana (Netflix). Parece que temos um novo gênero, não é mesmo? The Bear segue a história de Carmy, chef estrelado que larga tudo para cuidar da lanchonete que herdou de seu irmão mais velho. Ultra-acelerada e estressante, é uma mostra do ritmo da cozinha e da masculinidade tóxica em declínio. Já em Toscana, Theo herda um castelo de seu pai e precisa vendê-lo para financiar o seu restaurante dos sonhos em Copenhagen. Gostei mais de Toscana, mas The Bear é como assistir a um acidente em tempo real. Você não consegue tirar os olhos. Na dúvida, assista aos dois.
Um podcast: O The Ezra Klein Show é fantástico. Um dos grandes jornalistas do New York Times entrevista convidados com temas variados. Mas o episódio com Jeff Tweedy, o vocalista do Wilco, uma das minhas bandas favoritas, é especial. Eles discutem juntos o processo criativo de Tweedy - e ele ainda canta. Não perde.
Um texto: Só faz a sua parada, da Aline Valek. Eu amei esta edição da newsletter da Aline, na qual ela conta um pouco sobre a história da Baronesa Elsa Von Freytag-Loringhoven, que foi poeta, artista visual, atriz, performer e modelo na virada do século 19 para o 20. A Baronesa é uma figura única, mas legal mesmo é ver como a Aline usa as lições dela como inspiração para uma vida mais criativa. Olha este trecho:
Penso no medo de mostrar quem sou. Em todas as vezes que me segurei para parecer adequada. Porque o que eu tinha para oferecer era destoante do que estava sendo celebrado como bom. Medo de parecer ridícula quando esquisito mesmo é se limitar e se podar para se adequar.
Uma playlist: The writing hour. Quem criou foi a turma do Substack, a plataforma de envio desta newsletter. A playlist reúne faixas ótimas para quem escreve - e por aqui, ela tem sido companhia tanto na hora de escrever as edições daqui, quanto para os trabalhos do mestrado. Me coloca na energia certinha para escrever.
Carolina, a série The Bear não encontrei no Star+ acho que está disponível apenas no HULU
Estou chegando agora e já feliz da vida em te ler. Adorei as dicas, a Aline é um dos meus amores e essa playlist matou a pau. Beijos