Esta é novamente uma edição especial. O tema é o assunto da nova disciplina que estou cursando no mestrado (e um dos meus gêneros literários favoritos): o romance de formação.
Estas são histórias de amadurecimento, nas quais o protagonista aos poucos constroi a sua identidade e encontra o seu lugar no mundo. Os protagonistas perdem a inocência e deixam de lado as idealizações que fazem. No entanto, os ganhos são lindos: conseguem se sentir bem em suas peles e passam a compreender melhor o mundo onde vivem. O embate é entre os próprios desejos e as pressões da sociedade. São histórias que ecoam dentro de nós e são um espelho do nosso próprio crescimento.
Resolvi trazer aqui dois livros e três filmes com estas histórias de formação. São alguns dos meus preferidos da vida. Espero que goste!
O livro que estou lendo agora: Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe (Editora 34). Este é o primeiro romance de formação da história e uma verdadeira obra prima. Como o próprio título diz, o livro acompanha o jovem Wilhelm, que sonha em trabalhar com teatro, a contragosto da família burguesa, que o incentiva a trabalhar no comércio junto com o pai. Wilhelm é inocente de dar dó e tem momentos que tenho vontade de dar uns chacoalhões nele. Mas seu coração é lindo e é uma das melhores pessoas que já encontrei na literatura. Um dos melhores livros que já li na vida.
O romance de formação que me apresentou o gênero: A servidão humana, de William Somerset Maugham (ASA). Philip Carey um embate semelhante, desta vez entre a religião da família e o desejo de liberdade. Li quando estava na faculdade e foi um dos livros que mais me marcou. A sede de independência e o sonho de ser um artista dele ficaram marcados em mim. Daqueles livros que mudam o nosso jeito de ver a vida e a formação de Carey transborda para nós. (Aviso: a edição impressa tem um preço proibitivo - melhor ler no aplicativo do Kindle).
Uma adaptação cinematográfica perfeita: Adoráveis mulheres, de Greta Gerwig (Amazon Prime). O livro homônimo de Louisa May Alcott foi o melhor presente que ganhei da minha mãe quando era menina. Conta a história do amadurecimento das irmãs Jo, Beth, Meg e Amy. Com elas, me apaixonei pela primeira vez - por Laurie, o favorito das irmãs. Com Jo, especialmente, compartilhei o sonho de virar escritora. Estou para ver uma adaptação para o cinema de um livro tão impecável quanto essa.
Uma preciosidade que descobri recentemente: Rushmore, de Wes Anderson (Mubi). Anderson é um dos meus cineastas favoritos e quase dei um grito quando descobri, por indicação da minha professora, que ele tinha um filme com uma história de formação que eu não conhecia (com o Bill Murray!). Corri para assistir e sugiro que você faça o mesmo. Que filme delicioso. Um triângulo amoroso entre um adolescente precoce, um magnata deprimido e uma professora. Nos mostra como amadurecer é agridoce com suavidade e humor.
Um filme que ainda não cansei de indicar: Booksmart, de Olivia Wilde (Mubi). Às vésperas da formatura, duas melhores amigas resolvem aproveitar tudo o que não aproveitaram durante todo o colegial ensino médio (me desculpa, sou antiga). Um filme excelente, que vem lembrar o quanto podemos amadurecer em uma única noite.
Agora eu quero saber: você tem um romance de formação preferido? Conta pra mim!
Ah, e o Booksmart tem no Prime Video https://www.primevideo.com/region/na/detail/0IV9Y1OUCZCZOWOUSZ3LEZVOPY/ref=atv_sr_fle_c_Tn74RA_1_1_1?sr=1-1&pageTypeIdSource=ASIN&pageTypeId=B082BHBK4P&qid=1663362294
Carol, encontrei RUSHMORE no Star+ https://www.starplus.com/pt-br/movies/tres-e-demais/4PESa2gTrw52
Bjs