5 dicas bacanas #61
Um escritor islandês, uma crítica ao patriarcado, .flows magazine sendo maravilhosa, um evento sobre newsletters e o app que mais uso
Eu tenho uma novidade MUITO divertida sobre esta newsletter e não vejo a hora de contar pra vocês. Na próxima edição, na 4a feira, trago tudo por aqui. Então já separa um tempinho, pois vai ser um projeto especial. Só adianto isso: estou vibrando muito!
Um livro: World Light, de Halldór Laxness. Esta obra-prima do escritor islandês vencedor do Nobel de literatura não tem tradução para o português, mas se você gosta de romances de formação, recomendo fortemente. Conta a história de Ólafur, o poeta, em busca do seu desenvolvimento como artista. Livro lindíssimo, tristíssimo, uma poesia sem igual. Li para o mestrado e fiquei com vontade de ler tudo de Laxness. Maravilhoso.
Um podcast: A entrevista com Elizabeth Gilbert para o Bewildered, de Martha Beck e Rowan Mangan. Martha Beck é antropóloga e coach - e apesar do bode generalizado com a palavra, digo aqui que ela é especial. Formada em Harvard, ela busca entender as forças e os padrões que a sociedade tenta impôr sobre nós através da cultura. Na conversa com Gilbert, elas falam sobre como a valorização do casamento e a maternidade é mais um esqueminha do patriarcado. Excelente.
Um texto: .quiet, de Luciana Andrade, na .flows magazine. Eu amo de paixão a flows, mas esta edição está de tirar o chapeu. Ela fala sobre o quiet quitting de uma forma que não vi mais ninguém abordar: não tem nada de quieto naquilo. É um processo violento e doloroso. No fim, essa pepita:
o que precisamos é de uma quietude real. que não tem a ver com sofrer calado nem achar normal adoecer só porque todo mundo adoece junto.
tem a ver com se aquietar, se ouvir, se respeitar e se curar. parar de adiar a vida. proponho então um movimento de quiet loving com a gente mesmo.
Um convite para quem ama newsletters: A Vanessa Guedes (da Segredos em Órbita) teve a ideia de criar um evento online para falar sobre newsletters, chamado O Texto & O Tempo. Ela explica todo o conceito neste texto genial aqui - e me convidou para fazer parte! Serão diversos paineis e oficinas com autores e autoras incríveis para discutir este ofício e esta paixão que é escrever uma newsletter literária. O evento acontece no dia 5 e 6 de novembro (aqui você encontra a programação completa) - e eu vou discutir sobre o público leitor com os maravilhosos Thiago Ambrósio Lage, Carla Soares e Antônio Xerxenesky. Não tenho nem roupa pra isso. Vem cá já garantir seu ingresso - as vagas são limitadas.
Um app e um site: Eu demorei para me render ao app do Substack - achava que não tinha nada a ver tirar as newsletters da caixa de entrada das pessoas, justamente quando o maior benefício da news é ir direto para o inbox dos leitores. No entanto, a experiência de ler (e trocar comentários) no app é tão melhor, que não tenho nem o que dizer. Na hora que me apaixonei pelo app, o Substack foi lá e fez a coisa mais legal da internet desde o Google Reader (saudoso): um site para agregar o conteúdo de todos os sites e news que você gosta de acompanhar, sem algoritmo ou publicidade. Eu amo quando vejo que existe espaço para o textão em 2022.
aaaaaaa que honra aparecer no top five favorito da minha vida! maravilhosaaaa! muito obrigada, viu. e um fim de semana lindo pra gente, com muito quiet loving
Maravilhosas as dicas como sempre, Carol! Sou fã d+ do app do Substack também hahaha <3