Vou te falar

Vou te falar

Share this post

Vou te falar
Vou te falar
7 livros que mudaram meu jeito de pensar e sentir

7 livros que mudaram meu jeito de pensar e sentir

Edição #303: Autocompaixão e outros seis livros que me ajudaram muito em tempos difíceis (e mais um bônus!)

Avatar de Carolina Ruhman Sandler
Carolina Ruhman Sandler
jan 29, 2025
∙ Pago
43

Share this post

Vou te falar
Vou te falar
7 livros que mudaram meu jeito de pensar e sentir
4
Partilhar
Autocompaixão: Pare de se torturar e deixe a insegurança pra trás

Alguns livros tem o poder de mudar a nossa maneira de pensar. São como óculos novos: ajudam a enxergar o mundo de outra forma. Alguns já vem com esta proposta (ou promessa) embutida: são os livros de autoajuda e não-ficção que de fato conseguem ajudar. Outros, no entanto, são do reino da ficção, e promovem uma mudança interior que muitos best sellers de auto-ajuda nem imaginam ser possível. 

Tenho por hábito nesta newsletter focar nas obras de literatura e sei que tem muita gente que torce o nariz para obras que saiam desta nossa seara amada. No entanto, tive a ideia de escrever esta edição com um compilado dos livros que mais me ajudaram enquanto lia Autocompaixão, de Kristin Neff. Não posso dizer que foi um livro que mergulhei de cabeça. A Carola me emprestou há dois anos e eu fiquei enrolando. Não dei conta. Pego tão pesado comigo que ler um livro com o subtítulo Pare de Se Torturar e Deixe a Insegurança Para Trás que achei que aquilo era simplesmente impossível.

No meio do meu burnout no final do ano passado, resolvi dar uma nova chance. Comecei aos poucos, capítulo por capítulo, sem querer devorar. O livro não é fácil: ele vai nos nossos lugares mais escuros e mostra que existe um jeito mais leve de viver, com menos culpa e mais compaixão.

O que tenho visto nas últimas semanas é uma transformação na minha forma de pensar. A cada vez que me pego cheia de culpas e tristezas, lembro do livro. Comecei a acolher minhas emoções. Neff ensina que todas são legítimas. Se eu consigo aceitar o que sinto e deixar de lado o “eu deveria”, descubro que o julgamento ruim que tenho de mim mesma começa a se desfazer. É como um abraço que vem de dentro.

Depois, foi a vez de aplicar as lições com minhas filhas. Tenho acalmado ataques de birra enormes aqui em casa simplesmente abraçando as meninas e tendo compaixão pelo sofrimento delas. Elas sentem na hora e se desarmam. Como um passe de mágica.

Fiquei curiosa e fiz um levantamento de todos os livros que li nos últimos anos e me ajudaram a encarar a vida com mais felicidade e leveza. Vem conferir minha lista. São apenas obras de não-ficção (para falar dos livros de literatura que me mudaram, precisaríamos ficar aqui por alguns anos…)

Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias

Subscreva a Vou te falar para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.

Já é um subscritor com subscrição paga? Entrar
© 2025 Carolina Ruhman Sandler
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de cobrança
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Partilhar