Olá!
Esta é a primeira edição das dicas bacanas do mês. Na última sexta-feira do mês, envio um apanhado do que eu mais gostei de ler, assistir e ouvir. Foi impossível escolher apenas cinco itens, como fazia com as nossas dicas semanais. Por isso, a minha maior dica é: aproveite este email aos poucos. Guarde para conferir ao longo do mês - tem muita coisa boa aqui!
Livros do mês
Guerra e paz, de Live Tolstói (Companhia das Letras). Terminei em outubro o clássico da literatura russa. Não se assuste com o tamanho dele - é um dos livros mais lindos que li na vida. Li aos poucos, ao longo de dez meses, e agora fiquei órfã desta obra que é, na realidade, um ensaio sobre a natureza humana. Tolstói parece que sabe mesmo quem somos e como funcionamos. Para ler, chorar, vibrar e se compreender melhor.
Foxfire, de Joyce Carol Oates (sem tradução para o português). JCO é uma autora polêmica, mas este livro é uma pequena joia. Ele conta a história de uma gangue de meninas adolescentes nos anos 1950 nos Estados Unidos. Juntas, elas lutam contra o machismo, abusos e violência para encontrar seu lugar no mundo. Se você gosta de narradores não-confiáveis, este é um prato cheio.
The outsiders - vidas sem rumo, de S. E. Hinton (Intrínseca). Este é um clássico da literatura jovem e que dá para ler junto com seus filhos adolescentes. Foi publicado quando a autora tinha apenas 16 anos e narra as dificuldades de uma gangue de jovens. Funciona quase como um livro irmão para Foxfire e é daqueles que marcam o leitor para sempre. Ao ler, sentia que as cortinas que nos separam da adolescência eram abertas por alguns instantes e conseguia de novo entender como pensava e sentia naquela época.
Filmes e séries
Vi pouca TV neste mês. Destaque para as novas temporadas de Handmaid’s Tale (que trombada, minha gente) e Somebody Feed Phil.
Newsletters
Gisela’s Hottest Takes, de Gisela Gueiros. Gi é curadora de arte contemporânea, mora em Nova York e lançou finalmente a sua newsletter. Nela, traz dicas de artistas, lugares em NY, livros e filmes com o seu olhar único (que eu amo). Pontos bônus para as playlists que ela monta para cada edição - ela tem um dos melhores gostos musicais que já vi. Não deixa de assinar.
Café com caos, de Maíra Ferreira. Estou também apaixonada pelo texto da Maíra. Ela escreve sobre ficção, memória, processos criativos e literatura de uma forma linda. Leio correndo a cada edição nova.
O texto Mulheres que encolhem, de Mariana Moro na newsletter Isto não é um telegrama. Já falei dela antes, mas este foi um texto que compartilhei já com tanta gente… Me tocou fundo. Ela fala sobre como herdamos nossos comportamentos e complexos com o corpo e sobre os espaços que ocupamos. Necessário para todo mundo que já encolheu a barriga para tirar uma foto.
O texto É tudo igual igual igual, de Carla Soares na newsletter Outra cozinha. Carla também já apareceu por aqui, mas a última edição dela foi simplesmente perfeita. Sobre como somos guiados em nossas vidas a seguir moldes pré-fabricados do que é bonito, do que funciona nas redes sociais e na vida. Sobre a falta de diversidade no que é bacana fazer, ser, postar e vender. Corre pra ler.
O texto O vizinho, de Ariela K. na newsletter A diletante. Adoro o texto da Ariela, mas esta edição sobre a divisão que o país se encontra é fundamental nesta véspera da eleição. Leia e vote com carinho.
Eventos
Minha faculdade está organizando um evento online com a escritora Julie Philips sobre maternidade e criatividade. Ela é autora de The Baby on the Fire Escape: Creativity, Mothering, and the Mind-Baby Problem, um livro que já está na minha lista há algum tempo. O evento acontece no dia 15 de novembro às 14h, é aberto e gratuito.
O texto e o tempo. Esse é para quem ama ler e escrever newsletters. Organizado pela Vanessa Guedes, ele vai trazer paineis e oficinas sobre o ofício de escrever online. O evento acontece no dia 5 e 6 de novembro (aqui você encontra a programação completa) - e eu vou discutir sobre o público leitor com os maravilhosos Thiago Ambrósio Lage, Carla Soares e Antônio Xerxenesky. Não tenho nem roupa pra isso. Vem cá já garantir seu ingresso - ainda tem vaga!
Por fim
O primeiro encontro do nosso clube do livro será no dia 21 de novembro, às 20h. O livro escolhido é O acontecimento, de Annie Ernaux, e dá tempo de entrar e participar! Vem cá, ó:
Ai meu deus, que alegria ver a minha humilde newsletter aqui, hahaha! ❤️ Brigada, Carol, fiquei feliz demais com as suas palavras. 🥲 (E amei as outras indicações, já tô acompanhando tudo!)
Obrigada pelas dicas e provocações Carol!