Saí de férias. Quando você receber este texto, estarei na Bahia. Enquanto escrevo, imagino que na hora em que você parar para lê-lo, estarei com o meu livro, embaixo de uma sombra tranquila, tomando uma água de coco. As meninas estarão brincando na beira do mar com o pai e os avós e eu poderei simplesmente virar a página sem culpa e dar mais um golinho no coco.
Pensei muito se me daria uma semana de férias na newsletter. Em alguns momentos, achava que não podia parar, não agora. A newsletter está crescendo, eu amo este espaço, amo escrever. No entanto, não queria me tornar refém e chegar ao ponto em que não me permito nem mesmo uma semaninha de férias.
Parece difícil encontrar um equilíbrio. Manter a disciplina não precisa significar rigidez. Tenho que me dar o direito de curtir as férias.
Escrevi enquanto fechava as malas e procurava os biquinis da Bia. Escrevi junto com o artigo do mestrado da semana passada. Na correria dos meus dias que antecederam as férias, concluí que a única maneira de fazer tudo era fazer tudo ao mesmo tempo. Escrevi um pouco durante a depilação, já no bloco de notas do celular.
Uma ideia surgiu no meio do banho e outra, no café da manhã.
Aos poucos, mentalmente, ele ia surgindo na minha cabeça. Escrevi também no trânsito, escolhendo as palavras, os argumentos. Defini a forma de começar, as imagens. Uma das ideias mais bonitas me ocorreu bem no meio de um farol fechado. Peguei o celular e comecei a anotar, mas fui interrompida por uma buzina. O farol estava aberto, mas a única coisa que consegui ver foi uma chuva de folhas verdes e douradas que o vento trouxe bem naquele momento. Parecia confete.
Guardei o celular e voltei para o momento presente. O carro atrás do meu buzinou de novo, tirei o pé do freio e voltei a dirigir. Entendi que se tentasse fazer tudo ao mesmo tempo, não só corria o risco de causar um acidente, mas também perdia um pouco da beleza do dia-a-dia. Sim, existe beleza em São Paulo.
Então desacelerei. Decidi que tinha que haver férias sim. Por isso, nesta sexta-feira, as 5 dicas bacanas serão diferentes. Vou abrir uma caixa de bate-papo para vocês trazerem as dicas da semana. Já pensa em uma dica especial para trocar com todo mundo. Enquanto isso, estarei em meio a um mergulho no mar.
Divirta-se e "desliga"! 😍
boas férias! e bem-vinda a minha amada Bahia!