Olá, queridos leitores e leitoras desta newsletter!
Hoje resolvi fazer algo diferente por aqui: um bate-papo para nos conhecermos melhor. Recebo muitos comentários e emails de vocês que dizem que sentem como se me conhecessem, mas eu aqui estou ainda no escuro sobre vocês.
Então vim fazer um convite: entra na parte dos comentários e vem se apresentar para mim. Me conta o que você faz, onde mora, sua idade, seus sonhos e o que mais quiser! Se quiser, me conta também o que você mais gosta desta newsletter, o que acha que falta… Aproveita também para ler e comentar os comentários dos outros leitores e leitoras - vai ser assim que a gente vai montar um grupinho legal desta newsletter.
oi! sou alice, tenho 27 anos, e trabalho como engenheira acústica em SP, mas moro no RS. gosto muito das suas crônicas, e também das dicas! além disso, acho muito bonitas as imagens que vc usa na news! encontrei vc por uma recomendação de alguma das outras vááárias news que acompanho e foi amor à primeira vista! sou uma apaixonada por livros! ando numa fase de me usar cada vez menos as redes sociais e usar meu tempo online de uma forma intencional e não só ficar lendo um despejo da vida das pessoas em forma de tweets ou fotos. as news surgiram pra mim como uma forma de consumir algo que já foi pensado, revisado e tá sendo muito produtivo pra mim. minha mente anda mais tranquila e vazia, o que tá me ajudando bastante! gosto muito da interação que vc cria com os seus leitores! ótima semana pra você e pra todo mundo dos comentários!
Que máximo isso, Alice! Amei saber - eu também tenho uma relação bem complicada com as redes sociais e escrever essa news é quase como voltar aos tempos dos blogs de meados dos anos 2000.
Agora fiquei curiosa! Quais outras news você gosta de ler?
oii, gosto de ler: flowsmag, queria ser grande mas desisti, the art of noticing, isto não é um telegrama, cristal muniz, pauliceia, quatro cinco um, associação dos sem carisma, tá todo mundo tentando, a news do austin kleon, tira do papel, isa almeida, bits to brands, the news e the bizness, our world in data, margeM, the study newsletter, já matei por menos, priscila pachedo do mulheres que escrevem, espiral e news carvalhando!
tô nesse mesmo movimento de desapego das redes - consumo de conteúdo mais intencional, elaborado. está ótimo! muito mais proveitoso e enriquecedor! e também o "desmame" de instagram melhorou minha autoestima, já posso notar após 3 semanas.
Alice, também estou nessa fase de diminuir o uso das redes sociais que muitas vezes não nos acrescentam muita coisa. Esse bombardeio de informações e a necessidade de sempre saber nos deixa bem sobrecarregadas.
Adorei a iniciativa! Bom também para fuçar perfis alheios! :) Lalai aqui. Sou de São Paulo, mas moro em Berlim há 2,5 anos (e amo). A pandemia me trouxe o prazer da escrita, o que me fez criar a Espiral, um projeto de newsletter há anos engavetado. Eu mudei pra cá para continuar investindo no meu site de viagens (o Chicken or Pasta), mas aí veio a pandemia e meus planos naufragaram. Foi ótimo no fim das contas, porque eu vi que precisava urgentemente parar e olhar pra mim. Fui ao inferno, sobrevivi e voltei melhor. Foram dois anos resgatando prazeres antigos, como a leitura, a escrita e a pesquisa e produção musical. Uma das coisas que mais me ajudaram a seguir em frente e me reinventar, além da terapia, foi fazer todo o processo do "Caminho do Artista", da Julia Cameron. Também aproveitei para mergulhar fundo em pesquisas sobre a Web3 e achar outras possibilidades de trabalho pra mim, já que não quero voltar para a publicidade que eu larguei há alguns anos, a não ser que seja para fazer projetos que acredito (acabei fazendo alguns nesse último ano que eu me orgulho bastante). Enfim... casada, sem filhos e recomeçando, mas animadíssima com esse recomeço. E tá sendo um prazer acompanhar seus textos. :)
Lalai, que demais você aqui, juro. Adoroooo sua news. O "Caminho do artista" foi também algo que me ajudou muito, tanto para sair do burnout quanto para todos os novos projetos criativos que comecei a abraçar desde o ano passado. Quando permiti me reinventar, ele me ajudou a achar a bússola interna. Incrível que você também passou pela mesma coisa <3
Adorei sua história, Lalai! Eu vou morar em Portugal em agosto, também no mood de "reinvenção" e busca de novas experiências. Quem sabe não nos encontramos pela Europa!!! A Carol me indicou também o processo do Caminho do Artista, agora vejo você falando dele, vou embarcar nessa também! Btw, o nome "Chicken or Pasta" para um site de viagens é sensacional!!! :)
Aaah, Caminho do Artista é transformador. E confesso, que pra mim, mais do que tudo, foram as páginas matinais que fizeram a revolução (junto com terapia, claro). Opa… e precisar de qualquer coisa por aqui, é só chamar. ❤️
Por aqui também, Lalai - tô sofrendo porque tá difícil de manter o hábito das páginas depois que a minha caçula nasceu. Ainda assim, sei que logo volto - elas foram fundamentais pra mim na época.
Interessante! Como está o mercado de publicidade/comunicação na Alemanha? Fiz um curto intercâmbio em Berlim em 2017 e amei a cidade, apesar do frio rsrs sei falar alemão básico, mas desejo desenvolver mais futuramente. E como também estou concluindo o curso de Economia, acredito que possa haver oportunidades aí para um doutorado futuramente (o mestrado pretendo fazer aqui mesmo, daqui a um ano). Abraço!
Mariana, eu sinceramente não sei te falar muito sobre o mercado daqui, além de saber que ele tem bastante oportunidades, mas eu fugi da publicidade antes de me mudar pra cá. Fiz trabalhos a partir daqui, com uma agência daqui, mas atendendo cliente no Brasil. E já falando um básico do alemão, onde eu nem cheguei, você já está com pontinhos. Dependendo da área de comunicação, o alemão é imprescindível. :)
Oi, Carol! Sou Luisa, jornalista, cronista, professora de escrita e também autora de uma newsletter aqui, a Trilha da Palavra. Me identifico com sua forma de escrever, adoro essas crônicas cotidianas que trazem um lampejo de reflexão ou, simplesmente, um respiro no dia a dia.
Fico de cara como você consegue ler rápido, mantendo as leituras sempre em dia com filhos em casa, estudo, trabalho etc. Eu também sou mãe, de dois. E adoraria saber mais sobre seu ritmo de leitura - você tem períodos do dia separados pra isso? Número de páginas? Rs. Também acho legal saber mais sobre a transição de carreira, ao largar o Finanças. Como foi a parte prática, de trabalho e remuneração?
Vamos lá: agora com o mestrado, eu dedico as minhas manhãs à leitura. À tarde é o momento em que faço os trabalhos, escrevo e organizo minhas coisas - além de curtir as minhas filhas :) Por causa do ritmo acadêmico intenso, acabo lendo pelo menos umas 3h por dia. Para os textos do mestrado, como tenho data de entrega dos trabalhos, determino qual é o mínimo de páginas que preciso ler no dia. Desde que o curso começou, não consigo mais ler por "prazer" (as aspas são porque estou amando as leituras do mestrado). Tive que parar o 4 3 2 1 no meio, e estou bem atrasada no meu projeto do Guerra e Paz... Mas prioridades, né?
Fechar o Finanças foi dificílimo em termos práticos e emocionais, mas não financeiros. Eu tinha já um valor guardado e pude contar com o apoio do meu marido para fazer esta transição de carreira. Assim, estava numa posição confortável e privilegiada de poder tomar a decisão, sabendo que voltaria a ganhar dinheiro só daqui a um tempo...
Já vou te acompanhar na sua news - AMEI a sua proposta!
Ah muito grata por sua resposta aqui... e que maravilha que gostou da proposta da minha news, vou amar ter sua presença na trilha! A escrita é, pra mim, um encanto e um encontro, comigo e com os outros, sabe.
Desejo boa sorte nessa fase do mestrado... concluí uma especialização recentemente com projeto executivo pra entregar, bem mais leve do que um mestrado, e já foi puxado pra mim com ritmo de trabalho, filhos, casa, produção de conteúdo etc. etc. rsrs. Mas seu ritmo de leitura, com três horas por dia, me parece ótimo! E que bom saber que você teve esse suporte familiar pra fazer a transição do finanças... a vida é feita de ciclos, uns encerram, outros se abrem, né. Tô adorando a sua nova fase, tem trazido muita coisa boa pra um tanto de gente.
Oi! Sou a Giuliana, moro em SP e tenho 31 anos. Trabalho no Marketing de uma marca de luxo, sou casada, amo curtir os finais de semana no parque com a minha cachorra, fazer exercicio ao ar livre e receber os amigos em casa. Também amo ler e escrever desde criacinha. Esse ano comecei a escrever crônicas como uma maneira terapeutica de me expressar e escoar minha criatividade.
Eu adoro ler essa newsletter porque acho leve, interessante e gostosa. Acho os pontos de vista muito bacanas, e tem varios assuntos que me fazem parar pra pensar depois de ler.
Eu gosto do estilo da escrita, é fluida e permite uma leitura tranquila, chamando a atenção para pontos importantes e usando ganchos de forma inteligente.
Oi :) Meu nome é Laila (37 anos), sou professora de português e inglês, revisora e tradutora freelancer, em SP, e cheguei há pouco tempo aqui. Das poucas edições que eu vi, gostei demais das indicações. Além disso, gosto bastante também de como o texto é curto e muitas vezes dividido em tópicos, porque facilita a leitura nos dias mais corridos.
Durante este período pandêmico descobri as newsletters e tenho gostado demais de conteúdos diversos, mas quase todos sobre formas de entretenimento e cultura.
Preciso voltar a ler como fazia anteriormente, mas o trabalho tem me deixado cada vez mais cansada para ler coisas por prazer. De qualquer forma, vou acumulando e anotando as dicas de leitura pra quando o animo voltar.
Oi, Laila! Que gostoso saber que você está curtindo as dicas! Espero que logo você se anime com um livro - ler por prazer é quase um ato de rebeldia nos dias de hoje, quando tudo tem que servir um propósito de produtividade... Seja bem-vinda!
Sou Fernanda Misumi, escrevo, leio, cuido, cozinho e repito todos os dias. 33 outonos vividos, uma árvore plantada, um livro escrito e publicado e três filhos paridos. Sonho me conectar cada vez mais com pessoas através da escrita. Adoro tua newsletter, tuas dicas e confesso viver de curiosidade do teu mestrado (saber como é, como foi entrar, tudo!)
Sobre o mestrado: eu decidi enquanto estava fazendo "O Caminho do Artista", processo criativo em formato de livro da Julia Cameron. Eu queria muito voltar a estudar e fui encontrando o caminho com a ajuda do livro.
Quando escolhi o curso, contratei um consultor acadêmico nos EUA para me ajudar a achar o curso certo para mim (tinha que ser online, tinha que ter as disciplinas certas, tinha que ser interdisciplinar por natureza) e também a fazer o application. O processo do application durou uns 3 meses - precisei fazer o TOEFL, pegar todo o meu histórico acadêmico e escrever o tal do essay.
O meu curso tem 3 momentos de entrada no ano, então consegui começar agora no fim de maio. Ele é totalmente flexível e a primeira disciplina se chama "East/West Intimacies: Representation, Hegemony, and Literature". A ideia é entender como o Ocidente (um conceito ficcional) "inventou" a imagem do Oriente, do Outro, e como o representa na literatura. Entender como a cultura é uma ferramenta para a hegemonia política.
Estou amando! É uma forma de estudar sobre a representação do Outro e de encontrar o Outro em mim. Minha próxima vai ser MARAVILHOSA: sobre romances de formação.
Eu tenho uma agenda super flexível mas bem intensa: tenho um volume enorme de leituras para fazer, junto com discussões semanais para contribuir - o que força a criação de um debate entre os alunos. A cada 15 dias fazemos um encontro por Zoom, e semanalmente vou trabalhando no meu projeto final. Tenho até vontade de publicar isso um dia!
Agora está na gráfica e em muito breve será lançado oficialmente. E seria um prazer imenso, tenho nem roupa, mas arranjo, se eu puder te mandar um exemplar s2
Eu não comentei, mas também escrevo por aqui a carta-crônica 'miudezas diárias' toda quinta-feira.
E quanto ao seu mestrado eu fiquei sonhando aqui. Que curso maravilhoso, eu fiquei encantada com essa disciplina (east/west intimacies). Eu quero muito fazer um mestrado e fiquei fascinada quando li sobre o seu.
Se você publicar sobre isso um dia com certeza eu vou querer ler
O projeto é dividido em seis partes, como se fossem seis capítulos. Já escrevi dois e estou trabalhando no terceiro. Todos são uma mistura de ensaio pessoal e acadêmico com reflexões sobre senso de identidade, pertença e preconceitos. Por enquanto está indo bem - o difícil é tirar um coelho da cartola a cada capítulo! kkkk
Somos da geração de salas de aula cheias de xarás, né? rs
Eu moro em São Paulo, estou com 36 anos, sou casada há quase 10 com um músico super talentoso que vive e respira música, tenho uma filha de 3 anos que é engraçada, faladeira e o amor da minha vida.
Me formei em Ciências Sociais, já trabalhei com várias coisas, mas desde que entrei pra área da Educação, nunca mais quis sair. Agora estou cursando Pedagogia e trabalho com produção de material pedagógico para professores.
O que eu mais gosto de fazer é ficar com a família e os amigos, comendo e bebendo coisas gostosas, rindo, fazendo filosofias de boteco. Sozinha, gosto de ler e de escrever - total identificação aqui, né?
Não acho que falta nada na newsletter, ela me parece ser muito autêntica, muito você e o que você tem vontade de escrever - é o que eu mais procuro nas newsletter que acompanho. Gosto de ler sobre suas experiências e visão de mundo.
Carol, minha xará! Que máximo saber que o que escrevo aqui é o tipo de conteúdo que você procura. De uma autora para outra, te digo que é difícil definir o nosso trabalho nos termos que a internet nos pede, quando o que temos a oferecer é a nossa autenticidade e vulnerabilidade. Muito feliz de termos essa troca com as nossas newsletters!
Oi, sou a Victória, moro no Rio de Janeiro, estou no meu último ano da faculdade de Publicidade, tenho 25 anos e um cachorrinho lindo chamado Bob! Gosto de lê, ouvir podcast, assistir vídeos no YouTube e comer hambúrguer nos fins de semana.
Estou no objetivo de concretizar alguns sonhos e tá sendo aquela montanha russa de emoções, o medo do novo e de não dar certo.
Oi, Carol. Que boa ideia! Sou Gabi, recifense, morando em sp há 8 meses (vim com o marido), tenho 34 anos. Sou jornalista, mas já fiz de um tudo desde negócio de comida a consultorias. Tive uma intercorrência de saúde em 2013, descobri algumas restrições alimentares e com isso, uma ansiedade fez morada. Nesta época fui para terapia e comecei a estudar sobre saúde física e mental, foi assim que me apaixonei por esse mundo.
Amo ler do romance a não ficção a revistas, filmes, banho de mar, café, vinho e como uma boa taurina, comidinhas. Medito, faço exercício e cuido da minha alimentação e esses aprendizados me mantiveram e me mantém sã e em pé desde o tal 2013. Hoje sou especialista em bem estar e psicologia, pela PUC/RS, e começo minha newsletter por aqui semana que vem (você foi uma grande inspiração de coragem). Estou, então, em transição para este universo da saúde somando com a escrita que tanto amo e que é minha essência maior.
Interessante! Também sou jornalista de formação, atualmente terminando o curso de Ciências Econômicas e trabalhando como bancária, mas o lado da curiosidade, da leitura e da escrita nunca me deixou! Me inscrevi para sua news! Sucesso!
Olá, sou a Giovana e tenho 27 anos. Sou psicóloga e trabalho na área da educação. Moro em Sorocaba, interior de São Paulo.
Amo ler newsletters, assino várias e constantemente minha caixa de entrada do e-mail está lotada delas. Adoro a sua, acho que ela contempla vários aspectos que gosto de receber, um texto que fala sobre você e sua vida, mas que conversa comigo e com a minha vida, ideias e dicas para ler, ouvir e assistir, coisas para se pensar.
Gosto muito de ler, amo, sempre tô lendo um livro físico e um no kindle ao mesmo tempo. E leio de tudo! Adoro filmes, séries e leituras sobre viagem no tempo, sou meio fissurada no tema hahaha
Não sou mãe, não quero ter filhos, mas tenho dois sobrinhos que são minha vida e amo eles demais. Atualmente estou voltando a sair de casa, frequentando feiras de artesanato, bares, quero viajar logo, estou morrendo de saudades de sair de casa e conhecer um lugar novo.
Estou fazendo uma pós-graduação em neurociências e educação, o que tem ocupado bastante meu tempo ultimamente, mas amo estudar, então tenho que lidar haha
Uma ótima semana para você para todos dos comentários, adorei essa ideia e gostaria de ter um grupinho no telegram, por exemplo, não sei, acho que seria legal! Beijos!
Giovana, amei seu comentário! Estou já pensando em fazer um grupinho, acho que poderia ser uma ideia muito legal. Vou ver aqui como organizo, tá? Um super beijo!
ei, carol, quem e escreve é Lara. primeiro, quero dizer que eu amo a sua newsletter e amo todas as suas indicações. segundo, falar que sinto mesmo que te conheço desde sempre. eu tenho 27 anos e atualmente eu moro em Porto Velho em Rondônia, mas morei muito tempo em Vitória no ES, mas sou nascida e criada no interior de minas. me formei em arquitetura e urbanismo, exerci por um tempo, mas percebi que não era pra mim. hoje sou concurseira e estou tentando tirar um livro da listinha de sonhos a se realizar.
Que demais, Lara! Meu coração faz cataplot assim! Os textos acabam dando mesmo essa sensação de conhecer quem escreve, né? Muito feliz que eles falam com você dessa forma!
Oi, sou a Brenda, tenho 30 anos, sou formada em letras, faço doutorado em linguística aplicada. Sou do signo de touro. Moro em Maranguape, Ceará. Meu sonho é viver a vida de forma leve. Amo ler, escrever, desenhar e ver filmes. Acompanho você, Carol há pelo menos 3 ou 4 anos. Tem sido muito incrível conhecer você por outros aspectos através da sua newsletter, você realmente escreve como se estivesse falando uma amiga e isso torna o seu texto bastante orgânico. E eu fico sempre aguardando a próxima news. Parabéns pelo seu novo projeto e obrigada pelos textos.
Oi! Sou Aline, 34 anos, empreendedora do 287 Studio, produzimos peças em madeira maciça aqui na Serra Gaúcha, mais especificamente na cidade de Farroupilha. No momento tentando equilibrar todos os pratos, tanto das exigências pessoais como empresariais, não é fácil, mas estamos tentando.
Cheguei pela Ale Garattoni a pouco tempo, gostei e fiquei!
Forte abraço e obrigada pelo excelente conteúdo e reflexões.
Oi Carol, adorei a sua ideia diferente dessa news! Você sempre "inovando".
Meu nome é Maria e sou uma carioca de 51 anos de mudança para Portugal, em agosto, em busca de novas experiências. Trabalhei 27 anos no Mercado Financeiro e "me dei de presente" um sabático para descobrir o que eu quero ser nessa nova etapa da minha vida e resgatar a minha essência. Esses anos de trabalho me deram muito experiência e coisas boas, mas me trouxe muitas "cascas", que eu aos poucos estou tirando! Tenho uma filha de 14 anos e amo ler, fazer ioga, ficar de preguiça em casa e estar em contato com a natureza.
Cheguei aqui através da Alê Garattoni e adoro seu jeito de escrever despretensioso e suas dicas excelentes. Não perco uma... Bj grande.
Que legal! A ideia é que aos poucos a gente possa criar uma verdadeira comunidade aqui. Que delícia o sabático, a mudança... abrir espaço para o novo é arejar as janelas da alma! Se você me permite uma sugestão, vale super ler "O caminho do artista" - pode ter tudo a ver com essa sua fase!
Prazer, Mariana! rs trabalho num banco atualmente, na área de recuperação de crédito, adoro meu trabalho, acho desafiador, interessante, importante, mas confesso que ainda sonho em um dia poder tirar um ano sabático como você e me aventurar mais um pouquinho, descobrir novas culturas, viajar e encontrar gente diferente. Espero que você goste de Portugal, um primo meu está fazendo mestrado em Porto e amando, estou doida para visitá-lo, o país parece ser maravilhoso! Abraço e boa mudança!
Mariana Querida, obrigada pelas suas palavras!!! Hoje em dia a nossa vida vai ser cada dia mais longa, então dá tempo de fazer "de tudo um pouco"! Aproveita seu tempo de Mercado (eu fui muito feliz nele também, mas trabalhava demaissss) e depois segue outros rumos! Bj grande e seguimos juntas por aqui. 😍😍😍
Oie! Estou aqui no Substack publicando minha newsletter há pouco tempo, mais ou menos o mesmo tempo que conheço a Vou te falar. Estou tentando ler mais pessoas interessantes (especialmente mulheres) que publicam na internet, tentando direcionar melhor meu tempo online. Menos notícias, menos timelines, mais diálogos com quem tem algo a me dizer. Sou jornalista, trabalho como assessora de imprensa e quero escrever um pouco fora dos padrões da minha profissão. Por isso tenho gostado tanto dos seus textos, que não têm nada de sisudos, acadêmicos ou super sérios. São bons respiros pra pensar no nosso cotidiano enquanto mães, mulheres, leitoras, etc. Obrigada pelas publicações!
Nathália, que demais - já estou te acompanhando por aqui também. Podermos fugir da profissão e abraçar a nossa criatividade é também remédio pra alma. Muito feliz de ter você aqui!
Olá, Carol! Sou Kássia, tenho 35 anos (mês que vem faço 36), Assistente Social, trabalho com RH e na área hospitalar, estou concursada há 6 anos, não tenho filhos, cuido da minha mãe e namoro. Quando criança eu era aquela menina curiosa e de óculos que lia muito gibi. Nas férias na casa do avô, jornal e as revistas Capricho, Querida, Cláudia e tudo mais que tivesse lá na sala de espera dos lugares que ia. Amava as aulas de redação da escola. Nos gibis, embora goste muito do Maurício de Sousa, tinha uma identificação pelo Tio Patinhas e o sonho de nadar no dinheiro, só que isso nunca aconteceu. De tanto me enrolar no começo da vida assalariada, vivia pesquisando em como usar o dinheiro e não gastar tudo em blusinhas. E foi nesse período que conheci o Finanças. O tempo passou, fui aprendendo a lidar com a grana do mês usando o 50/30/20 e confesso que me senti triste e feliz com o final do Finanças Femininas. Explico: triste pq era um canal que eu sempre consultava qdo tava enrolada e sabia que vc iria explicar muito bem os assuntos e feliz pq nesse formato atual a gente te conhece um pouco mais ao partilhar seus pensamentos, ideias, interesses. A gente vai passando por fases e se identificar com uma reflexão, um ponto de vista, uma indicação de leitura faz um bem enorme. Os seus textos são muitas vezes aquele estalo para olharmos para o cotidiano e refletir sobre isso de uma forma leve, descontraída e mais intimista, como uma conversa entre amigas. E essa sua essência vem desde os tempos do finanças e que com o tempo só foi se aprimorando. Saber sobre criação de filhos, sobre amor e as dicas bacanas são tão mais valiosas que apenas um saldo positivo na conta, pq depois do período de intenso isolamento que todos nós passamos a gente precisa entender o que realmente importa na vida.
Gibi e Capricho também foram parte da minha formação de leitora, Kássia! Era meu sonho um dia trabalhar na Capricho... Fiquei muito emocionada com o seu comentário - a ideia é essa mesmo, um bate papo de amigas... E sim, a arte cura, a literatura salva, a cultura transforma - e elas são um remédio para a alma. Muito feliz de ter você aqui comigo <3
Oi Carolina!! (No meu pensamento te chamo de Carol, nome também da minha irmã)… sou servidora pública, mas ainda estudo pra concursos, mãe de um bebê de 4 meses (que por pouco não seria também a Isadora, mas veio o Mario) sou paraibana mas já morei em Floripa, Brasília e agora me encontro em Belém no Pará onde casei e vivo desde o começo da pandemia. Te acompanhava com o trabalho do FF, mas perdi essa linha e te reencontrei - acho que através da Ale Garattoni (que sempre indica diamantes da internet), no momento dei uma pausa das leituras por hobby pra que meu escasso tempo livre seja utilizado no meu projeto de passar em outro concurso, então me identifico super com seus textos sobre maternidade (o sobre a escolha do nome foi perfeito) enquanto estou no dia a dia e tenho uma brecha nos meus estudos (não estou usando Instagram e outras redes, então quando chega o e-mail da newsletter é um momento muito gostoso de me distrair).
O que mais gosto em vc é como vc é parecida comigo:
- sou bagunceira também e meu marido surta com isso (esse texto eu tive que ler em voz alta pra ele)
- amo saber como os casais se conheceram e achei muito interessante a parte da sua sogra (também tenho uma linda história de encontro com o amor da minha vida e de como os nossos caminhos mudaram e sobre a fé em ficarmos juntos)
- um quentinho no coração sobre a sua maternidade, usei a sua playlist de parto e escutei muuuuuito na gestação…
Ai, Hellen, que delícia! Amei saber que a gente tem tudo a ver. E sim, pode chamar de Carol mesmo! A ideia é que a gente possa trocar cada vez mais por aqui - amigas virtuais são o máximo, tá? Um super beijo!
Olá, me chamo Cintia Martins, sou jornalista e produtora de conteúdo, de Fortaleza/CE. Comecei a acompanhar você faz pouco tempo, cerca de um mês. Estou adorando, beijos!
Olá! Meu nome é Gabriel Lucas (40 anos), sou advogado e estou servidor público na Assembleia Legislativa aqui em Cuiabá/MT.
Gosto muito da sua newsletter (tanto a edição "tradicional" quanto a de dicas), que encontrar no meio das indicações do Substack, também escrevo uma, a QPD. https://quinzepordia.substack.com/
Olá, sou Rebeca, 67, profa. De Yoga aposentada, moro em São Paulo. Assinei por sugestão de uma filha, parabéns pelo leque abrangente de assuntos abordados, achei bem interessante
Olá, meu nome é Erika, sou de Volta Redonda-RJ, tenho 28 anos, sou psicóloga clínica, curso pós graduação em psicologia e saúde da mulher e também sou terapeuta holística em formação. Gosto muito dos livros desde criança e amo acompanhar escritores e pessoas dessa área. Na verdade eu aprecio muitas coisas nessa vida - meditar, dançar, praticar yoga, oráculos, meditações, cores, música... o que eu quero mesmo é aproveitar tudo que a vida tem melhor. Meu sonho é concluir minhas graduações e desenvolver um trabalho online como terapeuta de mulheres.
"Me conta o que você faz, onde mora, sua idade, seus sonhos e o que mais quiser!"
O que eu faço: Estudo (atualmente eng. química), dou aulas particulares, corro, edito vídeos, programo, desenho e leio bastante.
idade: 27
sonhos: vou limitar a 3 porque é o meu número de estimação, mas tenho alguns outros mais:
formar uma família (com quem não sei), escrever um livro (sobre o que não sei também). fazer uma apresentação de piano (sei tocar? claro que não).
"Se quiser, me conta também o que você mais gosta desta newsletter, o que acha que falta…"
Ah, te contar que sou novo por aqui. Não conheço muito esse mundo das newsletter. Estava vendo os meus emails na busca de alguma coisa "urgente" que me tirasse do meu foco e caí aqui. Li, no entanto, alguns escritos teus e me identifiquei especialmente com sua experiência de escrita pós-burnout e com sua busca por autenticidade na escrita. Isso é bem o que eu estou buscando também. Isso de compartilhar dicas é bem legal também. Quem compartilha aquilo que recebeu de bom faz aquilo que um bom amigo faz e tem meu respeito.
Olá! Sou a Mariana, tenho quase 38 (faço 38 no dia 26/07), sou advogada, casada, mãe do Dudu que tem 3 anos, sou mineira, mas há 5 anos moro em Campinas-SP, te conheci através do perfil do insta @literalmentesarah, da Sarah Germano, foi amor à primeira vista! Super me identifico com seus textos!
Amo ler e escrever, durante um bom tempo tive um blog, mas por vários motivos deixei de escrever, quero muito voltar a escrita e por indicação sua estou lendo o Caminho do Artista, e estou amando! As páginas matinais tem me ajudado muito!! Muito grata por essa indicação! :)
Olá :) Sou a Liliana, tenho 34 anos e vivo em Lisboa / Portugal. Sou UX Researcher para sonho trabalhar com design acessível e inclusivo e tenho tentador formar-me nesse tema.
Gosto muito de ler, sejam livros ou newsletters, gosto muito de música, de pintar, escrever e comer :)
Ler conteúdos femininos é algo que tenho feito mais nos últimos 2/3 anos e, por isso, esta newsletter faz-me todo o sentido. Sou nova por aqui mas se surgirem dicas para melhorar eu aviso.
Oi! Me chamo Ramon, sou do Rio de Janeiro. Estou entrando agora no mundo das newsletter (muito graças a Aline Valek e Alex Castro). Também comecei a escrever e pra quem quiser, também terão meus textos no meu perfil.
Oie! Sou Isabella, tenho 33 anos, sou santista, moro em Campinas e estou indo passar uma temporada de 3 meses em Atlanta (EUA). Sou jornalista, faço pós em Psicologia Positiva e colaboro com alguns veículos escrevendo sobre comportamento, saúde mental e qualidade de vida. Te acompanho desde a época do Finanças Femininas e, inclusive, já te entrevistei algumas vezes para matérias do Dinheirama. Estou adorando a sua nova fase! Amo ler, aprender coisas novas e estou há tempos ensaiando (procrastinando 😩) uma newsletter por aqui.
Olá, Carol. Sou Luana, 35 anos, de São Paulo. Estudei Letras e Filosofia, e ganho a vida há 12 anos como burocrata em uma repartição pública, onde escrevo ofícios e elaboro filosofias em silêncio. haha Tenho um filho de 1a8m e estou à espera de um segundo bebê. Tive um pós-parto difícil no meio da pandemia que me afastou da leitura e dos prazeres intelectuais. Fui sugada pela vida prática e tomada pelo cansaço. Aborrecida com as redes sociais, comecei a assinar newsletters loucamente, e há uns 15 dias cheguei na sua. Nem sei por qual via! Estou vivendo um "déjà vu" gostoso dos tempos de leitora de blog, lá nos anos 2000, quando eu acompanhava as pessoas, não pelos stories, mas pelas seus textos. Ficava tão ansiosa pela próxima públicação... Gosto mesmo é das palavras! Um abraço!
Oiê, tenho 50 anos, moro em Brasília com dois filhos. No meu caso, ainda em homeoffice. Adoro suas news porque me identifico com suas crônicas, apensar de algumas situações já ter vivido. Mas comecei a te seguir porque a leitura literária é importante para o meu bem-estar diário e vc sempre agrega com seu olhar. Enfim, estamos por aqui ...
Oi Carol! Sou Melissa, tenho 32 anos e nos conhecemos quando te contratei para um evento virtual na empresa em que trabalhava (lembra?). Daquele dia para cá, muita coisa mudou. Assim como você, passei por uma transição de carreira, me mudei para Barcelona e estou me reconstruindo.
Digo construir pois realmente têm sido um processo de erguer novas vigas de sustentação para edificar essa nova parte de mim. É como se a minha vida agora fosse um projeto de uma casa de campo – não tem como abandonar permanentemente aquela moradia que eu construí no meio da cidade caótica e barulhenta, mas sinto que agora eu preciso de um lugar mais calmo e livre para viver. Foi difícil pra caramba! Passei pela fase do luto, da apatia e desânimo e agora sinto que já estou em um momento mais criativo, com mais movimento e confiança. Voltei a sonhar.
Hoje sou cozinheira. Consegui fazer o tão sonhado curso de gastronomia e, de quebra, ainda fiz um de confeitaria. Comecei acreditando que gostava mais de fazer os pratos salgados, mas a doçura me conquistou de um jeito interessante. Eu sempre fui uma menina doce, sabe? Calma, carinhosa, introspectiva, devoradora de livros. Com o tempo as vida foi roubando um pouco da minha doçura, me endurecendo e me distanciando muito daquela "pessoínha" cheia de curiosidade e amor que eu era.
Gosto da sua newsletter porque ela reúne muitas coisas que eu gosto. Sua transição de carreira e seus relatos me trazem o conforto de que eu não estou sozinha nesse mundo de descobertas e novos desafios. Eu adoro os relatos pessoais e opiniões, mais do que as dicas e as entrevistas. Quando você conta uma história ou relata uma situação sinto que faço parte da conversa, como se estivéssemos juntas num café e isso é tão bom! :)
Melissa, claro que lembro! Que delícia saber da sua paixão e reconstrução. Vamos juntas nessa nova criação de nós, nesse bate papo delicioso que esse espaço nos permite. A casa é sua, viu? Um beijo enorme, cheio de carinho e admiração recíproca!
Olá Carol, sou a Clarissa, tenho 37 anos. Moro em São Caetano do Sul/SP. Sou mãe do Pedro de 2 anos e 6 meses. Te sigo desde do Finanças Femininas, meu primeiro livro de finanças foi o seu, lembro que a personagem chamava Clarissa e ai emprestei para uma amiga e ela nunca mais me devolveu o livro :(
Te sigo ainda pq me identifico com seu conteúdo, tbem li O Caminho do Artista no mesmo tempo que vc, mas não consegui colocar em práticas os exercicios, mas um dia eu volto pra eles :)
Gosto de ver seus insights. Meu sonho é achar meu proposito!
Que legal essa iniciativa de nos conhecer! Assim também nós conhecemos as suas outras seguidoras! Vai ser legal!
Eu me chamo Fernanda, tenho 49 anos, sou casada há 23 anos, porém não temos filhos. Trabalho com finanças pessoais e foi neste tema que a descobri, quando estava a frente do Finanças Femininas. Aliás, um excelente trabalho esse! Eu seguia o Bernardo Pascowich, do canal Yubb e, em 2017 ele foi entrevistá-la! Foi aí que comecei a te seguir!
Gosto de suas crônicas e também das dicas que nos dá sobre tudo! Adoro seu conteúdo e a maneira leve como escreve. Parece que estou conversando com você! Verdade!
Olá! Meu nome é Mariana Gominho, sou bancária, adoro ler e escrever, amo muito viajar! Nasci no Rio de Janeiro, me mudei de cidade mais 4 vezes e atualmente estou no Recife (PE). Já fiz intercâmbio para a Irlanda, Espanha e Alemanha, aprender línguas para mim é incrível! A próxima, espero, será o italiano, e depois quero visitar o país. Estou de licença maternidade atualmente, meu filho nasceu dia 1 de abril (é isso mesmo) e a maternidade está sendo um desafio e tanto para mim!
Mariana, que delícia seu comentário! A maternidade não é fácil mesmo - e essa transformação para a mãe é cheia de desafios gigantes. Talvez seja por isso que eu ame os livros da Elena Ferrante... Vamos juntas, querida!
jun 27, 2022·editado jun 27, 2022Gostado por Carolina Ruhman Sandler
Olá, sou a Cayssa, analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente, 34 anos. Sou de Caraguatatuba/SP, mas moro em Brasília desde 2007. Sou casada há 7 anos, sem cria ainda rsrs. Adoro te acompanhar e me identifico muito com suas crônicas. O que mais gosto são as 5 dicas semanais.
oie! sou a Rafaela, tenho 23 anos, me formei em jornalismo há pouco tempo e, hoje em dia, trabalho com comunicação interna.
venho procurando outras formas de produzir e consumir conteúdo, sem ser pelas redes sociais como instagram e linkedin, e foi assim que encontrei sua newsletter há uns meses atrás! sou apaixonada pela forma com que você escreve e enxergo a sua newsletter como uma inspiração mesmo. :)
Oi, Carol (já me sinto íntima rsrs). Me chamo Jacqueline, tenho 29 anos, sou jornalista e trabalho com várias frentes. Eu fico animada toda vez que recebo sua coletânea de dicas e me identifico muito com os textos que você fala sobre sua maternidade. Descobri Succession por sua causa e adorei.
Que iniciativa bacana, Carol, amei! Muito legal a potencialidade de usar isso aqui como a sementinha para uma comunidade. Acho isso tão importante - cria uma certa efervescência cultural, um encontro entre pessoas e ideias.
Como vc também é minha leitora (obrigada por isso!!!), a gente acabou se conhecendo um pouquinho no meio digital. Eu admiro muito a sua abertura para vulnerabilidade na newsletter. Dá pra perceber que vc “wear your heart on your sleeve”. Me identifico nesse movimento seu de parecer estar buscando uma coisa, tateando, mesmo não sabendo direito qual o próximo passo (ou será que estou projetando isso?). Beijos
Olá, chegueu no dia 10 de setembro de 2022. Bom para começar, me chamo Jéssica Chaves, tenho 25 anos, moro na cidade de Teresina, no estado do Piauí com meus pais. Sou ardemente fascinada por leitura, apesar de que estudo ingles, letras, licenciatura na Uespi, por isso tomam a maior parte do meu tempo. Sou pobre p comprar livro fisico, nao que desgosto dos ebooks ou pdfs, mas melhora a minha concentração bastante, mas compro ou baixo pela internet gratuitamente. Desejo também ser uma escritora, para isso, tenho que ler de tudo e curiar mais um pouco de cada genero. No momento, estou desempregada...Pulando essa parte, vi essa novidade atraves do perfil da Thais, e me amarrei! Só que o tipo de celular meu é android, mas irei acompanhar um pouco cada trabalho de voces! Amei as recomendações que vi. Vou olhar calmamente cada new. Sucesso para voces!
Oi, me chamo Flavia, tenho 42 anos, solteira (com preguiça de tentar mudar essa situação),, um filho de 2 anos, e funcionária pública.
Adoro meu trabalho, mas não é só isso.
Amo livros, filmes, séries, viagens, e sinto falta de mais. Mais conversas, mais leituras, mais trocas.
Tem dias que queria escrever, mas não sei o que, oitros gostaria de empreender, mas de novo não sei em que ramo, e por fim às vezes tenho vontade de estudar outras coisas, novos assuntos. Sinto falta de estar empolgada com algum projeto novo e ter brho nos olhos para falar, investir meu tempo nele.
Sou o César, cinquentão, jornalista e teólogo em formação, atuo como gestor de projetos na área de saúde, na cidade de Fortaleza, Ceará. Meu sonho é terminar os dois cursos, já que os filhos estão criados, cuidar de uma news e ler, bastante. Hoje é o meu primeiro contato com a newsletter e já estou gostando. Forte abraço. Paz e Bem!
Oi Carol. Eu sou a Tati e te conheci pessoalmente em um evento de uma rede de mulheres, onde falou sobre finanças. Desde então, eu acompanho seu trabalho e tenho adorado suas dicas culturais, especialmente a conversa sobre livros. E você entenderá o motivo: sou jornalista, mas trabalho há alguns anos como ghostwriter, além de desenvolver uma escrita autoral. Aguardo ansiosa pela primeira news na minha caixa. Retomo aquela sensação gostosa de esperar o carteiro passar com as novidades. Um beijo e obrigada
Oi, Tati! Que legal saber a sua história! Estamos juntas nessa jornada, né? Espero que goste da próxima edição - ela está saindo de um lugar profundo daqui. Beijos!
Oi, Carolina! Desculpe-me pela troca dos cursos... Eu li que era um Masters in Liberal Arts e, não sei por que, achei que a biblioterapia seria um branch do Masters rsrs. A bibliografia que você compartilhou talvez tenha me levado a isso: são livros que têm muito a ver com relações entre pessoas, culturas e visões de mundo diferentes (sim?).
Você é a primeira newsletter que assino, preciso entender a dinâmica! Ótimo fim de semana.
Você tem razão - nos últimos tempos, influenciada pelo mestrado, tenho sim recomendado este tipo de livro! Mas a dinâmica aqui é a minha curadoria pessoal. Ao longo do tempo, os meus interesses vão mudando e vou trazendo outras ideias e influências para cá.
Carolina, te conheci há pouco tempo no instagram e gostei do seu perfil. Sou Ana Cristina, linguista, editora, revisora e tradutora. Amo escrever e ler, desde teoria hardcore até textos descontraídos, com pitadas de estilo pessoal e reflexões bacanas para este mundo de superficialidades... Estou adorando seu mestrado em biblioterapia! Recentemente, comecei a fazer colagens manuais para dar vazão às minhas necessidades criativas. Meus textos e colagens, encontram-se no perfil @escritacompimenta. Também faço uma espécie de curadoria artística nos stories, postando artistas visuais, colagistas, entre outros. Gosto da beleza e gosto de ofertar beleza às pessoas que me seguem por lá. Faço uma pesquisa bem cuidadosa, que me dá muita satisfação. É isso, até!
Que máximo, Ana Cristina! Vou acompanhar o seu trabalho por lá! Já o meu mestrado não é sobre biblioterapia, mas sim é um Master of Liberal Arts focado em literatura. Já a biblioterapia é uma atividade que eu faço com a School of Life. Seja bem vinda!!!
Meu nome é Graziele (Grazi, please), tenho 31 anos e sou do interior de SP. Sou apaixonada nas suas dicas ♥. Sou formada em Jornalismo e atualmente estudante de Estética e Cosmética (beeeem diferentes as áreas) e semana que vem lanço minha própria newsletter, a Aleastoriedades. Viciadíssima em assinar newsletters novas, as vezes acumulo algumas no e-mail, mas sempre leio todas. É um caminho sem volta, recomendo, vício bom demais! Adorei que você criou esse bate papo pra gente se soltar por aqui!
Oi, eu sou a Júlia, tenho 23 anos, sou estudante. Sua news me salva das aulas chatas muitas vezes hahaha como já li aqui, eu tambem não curto redes sociais e a pressão por aparecer ao invés de ser. Então, gosto de ler coisas que me constroem como sujeito e sua news é uma delas! Não tem nada que eu tiraria hahaha muito obrigada por disponibilizar seus textos, seu tempo, seus links conosco. Envio todo meu carinho e gratidão nessa mensagem!
Oi, Júlia! Que delícia essa mensagem. Tô adorando ver quanta gente quer fugir da lógica do filtro e do algoritmo das redes sociais. Obrigada pelo carinho!!!
oi! sou alice, tenho 27 anos, e trabalho como engenheira acústica em SP, mas moro no RS. gosto muito das suas crônicas, e também das dicas! além disso, acho muito bonitas as imagens que vc usa na news! encontrei vc por uma recomendação de alguma das outras vááárias news que acompanho e foi amor à primeira vista! sou uma apaixonada por livros! ando numa fase de me usar cada vez menos as redes sociais e usar meu tempo online de uma forma intencional e não só ficar lendo um despejo da vida das pessoas em forma de tweets ou fotos. as news surgiram pra mim como uma forma de consumir algo que já foi pensado, revisado e tá sendo muito produtivo pra mim. minha mente anda mais tranquila e vazia, o que tá me ajudando bastante! gosto muito da interação que vc cria com os seus leitores! ótima semana pra você e pra todo mundo dos comentários!
Que máximo isso, Alice! Amei saber - eu também tenho uma relação bem complicada com as redes sociais e escrever essa news é quase como voltar aos tempos dos blogs de meados dos anos 2000.
Agora fiquei curiosa! Quais outras news você gosta de ler?
oii, gosto de ler: flowsmag, queria ser grande mas desisti, the art of noticing, isto não é um telegrama, cristal muniz, pauliceia, quatro cinco um, associação dos sem carisma, tá todo mundo tentando, a news do austin kleon, tira do papel, isa almeida, bits to brands, the news e the bizness, our world in data, margeM, the study newsletter, já matei por menos, priscila pachedo do mulheres que escrevem, espiral e news carvalhando!
Hahahaha você acabou de descrever a minha dieta de news! Só a da Isa Almeida eu não conhecia - correndo pra assinar em 3,2,1
tô nesse mesmo movimento de desapego das redes - consumo de conteúdo mais intencional, elaborado. está ótimo! muito mais proveitoso e enriquecedor! e também o "desmame" de instagram melhorou minha autoestima, já posso notar após 3 semanas.
Que massa o seu relato! Seguimos por aqui desapegando das redes sociais
Alice, também estou nessa fase de diminuir o uso das redes sociais que muitas vezes não nos acrescentam muita coisa. Esse bombardeio de informações e a necessidade de sempre saber nos deixa bem sobrecarregadas.
Adorei a iniciativa! Bom também para fuçar perfis alheios! :) Lalai aqui. Sou de São Paulo, mas moro em Berlim há 2,5 anos (e amo). A pandemia me trouxe o prazer da escrita, o que me fez criar a Espiral, um projeto de newsletter há anos engavetado. Eu mudei pra cá para continuar investindo no meu site de viagens (o Chicken or Pasta), mas aí veio a pandemia e meus planos naufragaram. Foi ótimo no fim das contas, porque eu vi que precisava urgentemente parar e olhar pra mim. Fui ao inferno, sobrevivi e voltei melhor. Foram dois anos resgatando prazeres antigos, como a leitura, a escrita e a pesquisa e produção musical. Uma das coisas que mais me ajudaram a seguir em frente e me reinventar, além da terapia, foi fazer todo o processo do "Caminho do Artista", da Julia Cameron. Também aproveitei para mergulhar fundo em pesquisas sobre a Web3 e achar outras possibilidades de trabalho pra mim, já que não quero voltar para a publicidade que eu larguei há alguns anos, a não ser que seja para fazer projetos que acredito (acabei fazendo alguns nesse último ano que eu me orgulho bastante). Enfim... casada, sem filhos e recomeçando, mas animadíssima com esse recomeço. E tá sendo um prazer acompanhar seus textos. :)
Lalai, que demais você aqui, juro. Adoroooo sua news. O "Caminho do artista" foi também algo que me ajudou muito, tanto para sair do burnout quanto para todos os novos projetos criativos que comecei a abraçar desde o ano passado. Quando permiti me reinventar, ele me ajudou a achar a bússola interna. Incrível que você também passou pela mesma coisa <3
Adorei sua história, Lalai! Eu vou morar em Portugal em agosto, também no mood de "reinvenção" e busca de novas experiências. Quem sabe não nos encontramos pela Europa!!! A Carol me indicou também o processo do Caminho do Artista, agora vejo você falando dele, vou embarcar nessa também! Btw, o nome "Chicken or Pasta" para um site de viagens é sensacional!!! :)
Aaah, Caminho do Artista é transformador. E confesso, que pra mim, mais do que tudo, foram as páginas matinais que fizeram a revolução (junto com terapia, claro). Opa… e precisar de qualquer coisa por aqui, é só chamar. ❤️
Por aqui também, Lalai - tô sofrendo porque tá difícil de manter o hábito das páginas depois que a minha caçula nasceu. Ainda assim, sei que logo volto - elas foram fundamentais pra mim na época.
Obrigada Querida!!! 😊❤️
Interessante! Como está o mercado de publicidade/comunicação na Alemanha? Fiz um curto intercâmbio em Berlim em 2017 e amei a cidade, apesar do frio rsrs sei falar alemão básico, mas desejo desenvolver mais futuramente. E como também estou concluindo o curso de Economia, acredito que possa haver oportunidades aí para um doutorado futuramente (o mestrado pretendo fazer aqui mesmo, daqui a um ano). Abraço!
Mariana, eu sinceramente não sei te falar muito sobre o mercado daqui, além de saber que ele tem bastante oportunidades, mas eu fugi da publicidade antes de me mudar pra cá. Fiz trabalhos a partir daqui, com uma agência daqui, mas atendendo cliente no Brasil. E já falando um básico do alemão, onde eu nem cheguei, você já está com pontinhos. Dependendo da área de comunicação, o alemão é imprescindível. :)
Oi, Carol! Sou Luisa, jornalista, cronista, professora de escrita e também autora de uma newsletter aqui, a Trilha da Palavra. Me identifico com sua forma de escrever, adoro essas crônicas cotidianas que trazem um lampejo de reflexão ou, simplesmente, um respiro no dia a dia.
Fico de cara como você consegue ler rápido, mantendo as leituras sempre em dia com filhos em casa, estudo, trabalho etc. Eu também sou mãe, de dois. E adoraria saber mais sobre seu ritmo de leitura - você tem períodos do dia separados pra isso? Número de páginas? Rs. Também acho legal saber mais sobre a transição de carreira, ao largar o Finanças. Como foi a parte prática, de trabalho e remuneração?
Parabéns pela news! Beijos da Bahia...
Luisa, tudo bem? Que legal sua mensagem!
Vamos lá: agora com o mestrado, eu dedico as minhas manhãs à leitura. À tarde é o momento em que faço os trabalhos, escrevo e organizo minhas coisas - além de curtir as minhas filhas :) Por causa do ritmo acadêmico intenso, acabo lendo pelo menos umas 3h por dia. Para os textos do mestrado, como tenho data de entrega dos trabalhos, determino qual é o mínimo de páginas que preciso ler no dia. Desde que o curso começou, não consigo mais ler por "prazer" (as aspas são porque estou amando as leituras do mestrado). Tive que parar o 4 3 2 1 no meio, e estou bem atrasada no meu projeto do Guerra e Paz... Mas prioridades, né?
Fechar o Finanças foi dificílimo em termos práticos e emocionais, mas não financeiros. Eu tinha já um valor guardado e pude contar com o apoio do meu marido para fazer esta transição de carreira. Assim, estava numa posição confortável e privilegiada de poder tomar a decisão, sabendo que voltaria a ganhar dinheiro só daqui a um tempo...
Já vou te acompanhar na sua news - AMEI a sua proposta!
Ah muito grata por sua resposta aqui... e que maravilha que gostou da proposta da minha news, vou amar ter sua presença na trilha! A escrita é, pra mim, um encanto e um encontro, comigo e com os outros, sabe.
Desejo boa sorte nessa fase do mestrado... concluí uma especialização recentemente com projeto executivo pra entregar, bem mais leve do que um mestrado, e já foi puxado pra mim com ritmo de trabalho, filhos, casa, produção de conteúdo etc. etc. rsrs. Mas seu ritmo de leitura, com três horas por dia, me parece ótimo! E que bom saber que você teve esse suporte familiar pra fazer a transição do finanças... a vida é feita de ciclos, uns encerram, outros se abrem, né. Tô adorando a sua nova fase, tem trazido muita coisa boa pra um tanto de gente.
Grata por suas partilhas, querida. Bjs
Luisa, me interessei pela tua news e tentei buscar, mas não encontrei. Manda o link aqui?
Descobri também que fica ao lado do nome escrito: 'writes Trilha da Palavra', e é um link clicável. ;)
Oi, Jaqueline, que ótimo! Claro, segue: luisasalasserre.substack.com
Oi! Sou a Giuliana, moro em SP e tenho 31 anos. Trabalho no Marketing de uma marca de luxo, sou casada, amo curtir os finais de semana no parque com a minha cachorra, fazer exercicio ao ar livre e receber os amigos em casa. Também amo ler e escrever desde criacinha. Esse ano comecei a escrever crônicas como uma maneira terapeutica de me expressar e escoar minha criatividade.
Eu adoro ler essa newsletter porque acho leve, interessante e gostosa. Acho os pontos de vista muito bacanas, e tem varios assuntos que me fazem parar pra pensar depois de ler.
Eu gosto do estilo da escrita, é fluida e permite uma leitura tranquila, chamando a atenção para pontos importantes e usando ganchos de forma inteligente.
Pra ler minhas cronicas, fica aqui o link:
https://medium.com/@giuliana.giordano
Que legal, Giuliana! Já estou te acompanhando no Medium. Obrigada pelo carinho!
Oi :) Meu nome é Laila (37 anos), sou professora de português e inglês, revisora e tradutora freelancer, em SP, e cheguei há pouco tempo aqui. Das poucas edições que eu vi, gostei demais das indicações. Além disso, gosto bastante também de como o texto é curto e muitas vezes dividido em tópicos, porque facilita a leitura nos dias mais corridos.
Durante este período pandêmico descobri as newsletters e tenho gostado demais de conteúdos diversos, mas quase todos sobre formas de entretenimento e cultura.
Preciso voltar a ler como fazia anteriormente, mas o trabalho tem me deixado cada vez mais cansada para ler coisas por prazer. De qualquer forma, vou acumulando e anotando as dicas de leitura pra quando o animo voltar.
Oi, Laila! Que gostoso saber que você está curtindo as dicas! Espero que logo você se anime com um livro - ler por prazer é quase um ato de rebeldia nos dias de hoje, quando tudo tem que servir um propósito de produtividade... Seja bem-vinda!
Sou Fernanda Misumi, escrevo, leio, cuido, cozinho e repito todos os dias. 33 outonos vividos, uma árvore plantada, um livro escrito e publicado e três filhos paridos. Sonho me conectar cada vez mais com pessoas através da escrita. Adoro tua newsletter, tuas dicas e confesso viver de curiosidade do teu mestrado (saber como é, como foi entrar, tudo!)
Ah conta mais, Fernanda! Manda o link do livro?
Sobre o mestrado: eu decidi enquanto estava fazendo "O Caminho do Artista", processo criativo em formato de livro da Julia Cameron. Eu queria muito voltar a estudar e fui encontrando o caminho com a ajuda do livro.
Quando escolhi o curso, contratei um consultor acadêmico nos EUA para me ajudar a achar o curso certo para mim (tinha que ser online, tinha que ter as disciplinas certas, tinha que ser interdisciplinar por natureza) e também a fazer o application. O processo do application durou uns 3 meses - precisei fazer o TOEFL, pegar todo o meu histórico acadêmico e escrever o tal do essay.
O meu curso tem 3 momentos de entrada no ano, então consegui começar agora no fim de maio. Ele é totalmente flexível e a primeira disciplina se chama "East/West Intimacies: Representation, Hegemony, and Literature". A ideia é entender como o Ocidente (um conceito ficcional) "inventou" a imagem do Oriente, do Outro, e como o representa na literatura. Entender como a cultura é uma ferramenta para a hegemonia política.
Estou amando! É uma forma de estudar sobre a representação do Outro e de encontrar o Outro em mim. Minha próxima vai ser MARAVILHOSA: sobre romances de formação.
Eu tenho uma agenda super flexível mas bem intensa: tenho um volume enorme de leituras para fazer, junto com discussões semanais para contribuir - o que força a criação de um debate entre os alunos. A cada 15 dias fazemos um encontro por Zoom, e semanalmente vou trabalhando no meu projeto final. Tenho até vontade de publicar isso um dia!
Demorei mas voltei. Meu livro esteve em pré-venda neste link aqui: https://www.catarse.me/comoasamizadesacabam
Agora está na gráfica e em muito breve será lançado oficialmente. E seria um prazer imenso, tenho nem roupa, mas arranjo, se eu puder te mandar um exemplar s2
Eu não comentei, mas também escrevo por aqui a carta-crônica 'miudezas diárias' toda quinta-feira.
https://fernandamisumi.substack.com/
E quanto ao seu mestrado eu fiquei sonhando aqui. Que curso maravilhoso, eu fiquei encantada com essa disciplina (east/west intimacies). Eu quero muito fazer um mestrado e fiquei fascinada quando li sobre o seu.
Se você publicar sobre isso um dia com certeza eu vou querer ler
=)
Muito interessante, Carol! Amei essa disciplina do Ocidente/Oriente! Sobre o que deve ser seu trabalho final?
O projeto é dividido em seis partes, como se fossem seis capítulos. Já escrevi dois e estou trabalhando no terceiro. Todos são uma mistura de ensaio pessoal e acadêmico com reflexões sobre senso de identidade, pertença e preconceitos. Por enquanto está indo bem - o difícil é tirar um coelho da cartola a cada capítulo! kkkk
Oi, Carol! Eu sou a Carol. :)
Somos da geração de salas de aula cheias de xarás, né? rs
Eu moro em São Paulo, estou com 36 anos, sou casada há quase 10 com um músico super talentoso que vive e respira música, tenho uma filha de 3 anos que é engraçada, faladeira e o amor da minha vida.
Me formei em Ciências Sociais, já trabalhei com várias coisas, mas desde que entrei pra área da Educação, nunca mais quis sair. Agora estou cursando Pedagogia e trabalho com produção de material pedagógico para professores.
O que eu mais gosto de fazer é ficar com a família e os amigos, comendo e bebendo coisas gostosas, rindo, fazendo filosofias de boteco. Sozinha, gosto de ler e de escrever - total identificação aqui, né?
Não acho que falta nada na newsletter, ela me parece ser muito autêntica, muito você e o que você tem vontade de escrever - é o que eu mais procuro nas newsletter que acompanho. Gosto de ler sobre suas experiências e visão de mundo.
Um beijo!
Carol, minha xará! Que máximo saber que o que escrevo aqui é o tipo de conteúdo que você procura. De uma autora para outra, te digo que é difícil definir o nosso trabalho nos termos que a internet nos pede, quando o que temos a oferecer é a nossa autenticidade e vulnerabilidade. Muito feliz de termos essa troca com as nossas newsletters!
Oi, sou a Victória, moro no Rio de Janeiro, estou no meu último ano da faculdade de Publicidade, tenho 25 anos e um cachorrinho lindo chamado Bob! Gosto de lê, ouvir podcast, assistir vídeos no YouTube e comer hambúrguer nos fins de semana.
Estou no objetivo de concretizar alguns sonhos e tá sendo aquela montanha russa de emoções, o medo do novo e de não dar certo.
Estamos juntas então, Victoria - dá um medo e ansiedade enormes mesmo. Vamos juntas nesse processo!!! :)
Oi, Carol. Que boa ideia! Sou Gabi, recifense, morando em sp há 8 meses (vim com o marido), tenho 34 anos. Sou jornalista, mas já fiz de um tudo desde negócio de comida a consultorias. Tive uma intercorrência de saúde em 2013, descobri algumas restrições alimentares e com isso, uma ansiedade fez morada. Nesta época fui para terapia e comecei a estudar sobre saúde física e mental, foi assim que me apaixonei por esse mundo.
Amo ler do romance a não ficção a revistas, filmes, banho de mar, café, vinho e como uma boa taurina, comidinhas. Medito, faço exercício e cuido da minha alimentação e esses aprendizados me mantiveram e me mantém sã e em pé desde o tal 2013. Hoje sou especialista em bem estar e psicologia, pela PUC/RS, e começo minha newsletter por aqui semana que vem (você foi uma grande inspiração de coragem). Estou, então, em transição para este universo da saúde somando com a escrita que tanto amo e que é minha essência maior.
Cheguei aqui pela news da Ale Garattoni. :)
Gabi, que demais isso! Já tô ansiosa aqui para a sua news - tenho a sensação que vai ter tudo a ver com essa minha busca por bem estar e equilíbrio!
Oba!!! Obrigada, Carol!
Interessante! Também sou jornalista de formação, atualmente terminando o curso de Ciências Econômicas e trabalhando como bancária, mas o lado da curiosidade, da leitura e da escrita nunca me deixou! Me inscrevi para sua news! Sucesso!
Que amor! Obrigada, Mariana. Sucesso na sua trajetória. Acho que uma vez jornalista, sempre fica a alma né?
Olá, sou a Giovana e tenho 27 anos. Sou psicóloga e trabalho na área da educação. Moro em Sorocaba, interior de São Paulo.
Amo ler newsletters, assino várias e constantemente minha caixa de entrada do e-mail está lotada delas. Adoro a sua, acho que ela contempla vários aspectos que gosto de receber, um texto que fala sobre você e sua vida, mas que conversa comigo e com a minha vida, ideias e dicas para ler, ouvir e assistir, coisas para se pensar.
Gosto muito de ler, amo, sempre tô lendo um livro físico e um no kindle ao mesmo tempo. E leio de tudo! Adoro filmes, séries e leituras sobre viagem no tempo, sou meio fissurada no tema hahaha
Não sou mãe, não quero ter filhos, mas tenho dois sobrinhos que são minha vida e amo eles demais. Atualmente estou voltando a sair de casa, frequentando feiras de artesanato, bares, quero viajar logo, estou morrendo de saudades de sair de casa e conhecer um lugar novo.
Estou fazendo uma pós-graduação em neurociências e educação, o que tem ocupado bastante meu tempo ultimamente, mas amo estudar, então tenho que lidar haha
Uma ótima semana para você para todos dos comentários, adorei essa ideia e gostaria de ter um grupinho no telegram, por exemplo, não sei, acho que seria legal! Beijos!
Giovana, amei seu comentário! Estou já pensando em fazer um grupinho, acho que poderia ser uma ideia muito legal. Vou ver aqui como organizo, tá? Um super beijo!
ei, carol, quem e escreve é Lara. primeiro, quero dizer que eu amo a sua newsletter e amo todas as suas indicações. segundo, falar que sinto mesmo que te conheço desde sempre. eu tenho 27 anos e atualmente eu moro em Porto Velho em Rondônia, mas morei muito tempo em Vitória no ES, mas sou nascida e criada no interior de minas. me formei em arquitetura e urbanismo, exerci por um tempo, mas percebi que não era pra mim. hoje sou concurseira e estou tentando tirar um livro da listinha de sonhos a se realizar.
Que demais, Lara! Meu coração faz cataplot assim! Os textos acabam dando mesmo essa sensação de conhecer quem escreve, né? Muito feliz que eles falam com você dessa forma!
Oi, sou a Brenda, tenho 30 anos, sou formada em letras, faço doutorado em linguística aplicada. Sou do signo de touro. Moro em Maranguape, Ceará. Meu sonho é viver a vida de forma leve. Amo ler, escrever, desenhar e ver filmes. Acompanho você, Carol há pelo menos 3 ou 4 anos. Tem sido muito incrível conhecer você por outros aspectos através da sua newsletter, você realmente escreve como se estivesse falando uma amiga e isso torna o seu texto bastante orgânico. E eu fico sempre aguardando a próxima news. Parabéns pelo seu novo projeto e obrigada pelos textos.
Brenda, que demais! A ideia é mesmo ser esse papo entre amigas... Obrigada pelo carinho!
Oi! Sou Aline, 34 anos, empreendedora do 287 Studio, produzimos peças em madeira maciça aqui na Serra Gaúcha, mais especificamente na cidade de Farroupilha. No momento tentando equilibrar todos os pratos, tanto das exigências pessoais como empresariais, não é fácil, mas estamos tentando.
Cheguei pela Ale Garattoni a pouco tempo, gostei e fiquei!
Forte abraço e obrigada pelo excelente conteúdo e reflexões.
Que demais! Obrigada por dar esse alô, Aline :)
Oi Carol, adorei a sua ideia diferente dessa news! Você sempre "inovando".
Meu nome é Maria e sou uma carioca de 51 anos de mudança para Portugal, em agosto, em busca de novas experiências. Trabalhei 27 anos no Mercado Financeiro e "me dei de presente" um sabático para descobrir o que eu quero ser nessa nova etapa da minha vida e resgatar a minha essência. Esses anos de trabalho me deram muito experiência e coisas boas, mas me trouxe muitas "cascas", que eu aos poucos estou tirando! Tenho uma filha de 14 anos e amo ler, fazer ioga, ficar de preguiça em casa e estar em contato com a natureza.
Cheguei aqui através da Alê Garattoni e adoro seu jeito de escrever despretensioso e suas dicas excelentes. Não perco uma... Bj grande.
Maria!
Que legal! A ideia é que aos poucos a gente possa criar uma verdadeira comunidade aqui. Que delícia o sabático, a mudança... abrir espaço para o novo é arejar as janelas da alma! Se você me permite uma sugestão, vale super ler "O caminho do artista" - pode ter tudo a ver com essa sua fase!
Super obrigada pela dica Carol!!! Você viu que a Alê falou dele nos Stories. Adoro essas sincronicidades!!! 💕👌
Eu vi! Eu li ele entre maio e agosto de 2021 e para mim foi central na minha mudança de rumo!
Prazer, Mariana! rs trabalho num banco atualmente, na área de recuperação de crédito, adoro meu trabalho, acho desafiador, interessante, importante, mas confesso que ainda sonho em um dia poder tirar um ano sabático como você e me aventurar mais um pouquinho, descobrir novas culturas, viajar e encontrar gente diferente. Espero que você goste de Portugal, um primo meu está fazendo mestrado em Porto e amando, estou doida para visitá-lo, o país parece ser maravilhoso! Abraço e boa mudança!
Mariana Querida, obrigada pelas suas palavras!!! Hoje em dia a nossa vida vai ser cada dia mais longa, então dá tempo de fazer "de tudo um pouco"! Aproveita seu tempo de Mercado (eu fui muito feliz nele também, mas trabalhava demaissss) e depois segue outros rumos! Bj grande e seguimos juntas por aqui. 😍😍😍
Oie! Estou aqui no Substack publicando minha newsletter há pouco tempo, mais ou menos o mesmo tempo que conheço a Vou te falar. Estou tentando ler mais pessoas interessantes (especialmente mulheres) que publicam na internet, tentando direcionar melhor meu tempo online. Menos notícias, menos timelines, mais diálogos com quem tem algo a me dizer. Sou jornalista, trabalho como assessora de imprensa e quero escrever um pouco fora dos padrões da minha profissão. Por isso tenho gostado tanto dos seus textos, que não têm nada de sisudos, acadêmicos ou super sérios. São bons respiros pra pensar no nosso cotidiano enquanto mães, mulheres, leitoras, etc. Obrigada pelas publicações!
Nathália, que demais - já estou te acompanhando por aqui também. Podermos fugir da profissão e abraçar a nossa criatividade é também remédio pra alma. Muito feliz de ter você aqui!
Que honra ter você como assinante, Carolina. Tenho nem roupa pra isso haha Obrigada pelo incentivo, vamos juntas!
Hahahaha imaginaaa!
Olá, Carol! Sou Kássia, tenho 35 anos (mês que vem faço 36), Assistente Social, trabalho com RH e na área hospitalar, estou concursada há 6 anos, não tenho filhos, cuido da minha mãe e namoro. Quando criança eu era aquela menina curiosa e de óculos que lia muito gibi. Nas férias na casa do avô, jornal e as revistas Capricho, Querida, Cláudia e tudo mais que tivesse lá na sala de espera dos lugares que ia. Amava as aulas de redação da escola. Nos gibis, embora goste muito do Maurício de Sousa, tinha uma identificação pelo Tio Patinhas e o sonho de nadar no dinheiro, só que isso nunca aconteceu. De tanto me enrolar no começo da vida assalariada, vivia pesquisando em como usar o dinheiro e não gastar tudo em blusinhas. E foi nesse período que conheci o Finanças. O tempo passou, fui aprendendo a lidar com a grana do mês usando o 50/30/20 e confesso que me senti triste e feliz com o final do Finanças Femininas. Explico: triste pq era um canal que eu sempre consultava qdo tava enrolada e sabia que vc iria explicar muito bem os assuntos e feliz pq nesse formato atual a gente te conhece um pouco mais ao partilhar seus pensamentos, ideias, interesses. A gente vai passando por fases e se identificar com uma reflexão, um ponto de vista, uma indicação de leitura faz um bem enorme. Os seus textos são muitas vezes aquele estalo para olharmos para o cotidiano e refletir sobre isso de uma forma leve, descontraída e mais intimista, como uma conversa entre amigas. E essa sua essência vem desde os tempos do finanças e que com o tempo só foi se aprimorando. Saber sobre criação de filhos, sobre amor e as dicas bacanas são tão mais valiosas que apenas um saldo positivo na conta, pq depois do período de intenso isolamento que todos nós passamos a gente precisa entender o que realmente importa na vida.
Gibi e Capricho também foram parte da minha formação de leitora, Kássia! Era meu sonho um dia trabalhar na Capricho... Fiquei muito emocionada com o seu comentário - a ideia é essa mesmo, um bate papo de amigas... E sim, a arte cura, a literatura salva, a cultura transforma - e elas são um remédio para a alma. Muito feliz de ter você aqui comigo <3
Oi Carolina!! (No meu pensamento te chamo de Carol, nome também da minha irmã)… sou servidora pública, mas ainda estudo pra concursos, mãe de um bebê de 4 meses (que por pouco não seria também a Isadora, mas veio o Mario) sou paraibana mas já morei em Floripa, Brasília e agora me encontro em Belém no Pará onde casei e vivo desde o começo da pandemia. Te acompanhava com o trabalho do FF, mas perdi essa linha e te reencontrei - acho que através da Ale Garattoni (que sempre indica diamantes da internet), no momento dei uma pausa das leituras por hobby pra que meu escasso tempo livre seja utilizado no meu projeto de passar em outro concurso, então me identifico super com seus textos sobre maternidade (o sobre a escolha do nome foi perfeito) enquanto estou no dia a dia e tenho uma brecha nos meus estudos (não estou usando Instagram e outras redes, então quando chega o e-mail da newsletter é um momento muito gostoso de me distrair).
O que mais gosto em vc é como vc é parecida comigo:
- sou bagunceira também e meu marido surta com isso (esse texto eu tive que ler em voz alta pra ele)
- amo saber como os casais se conheceram e achei muito interessante a parte da sua sogra (também tenho uma linda história de encontro com o amor da minha vida e de como os nossos caminhos mudaram e sobre a fé em ficarmos juntos)
- um quentinho no coração sobre a sua maternidade, usei a sua playlist de parto e escutei muuuuuito na gestação…
Amo suas dicas!!!!
Continue sendo minha amiga mesmo sem saber.
Também amo saber como os casais se conheceram!
Conta tua história!
Ai, Hellen, que delícia! Amei saber que a gente tem tudo a ver. E sim, pode chamar de Carol mesmo! A ideia é que a gente possa trocar cada vez mais por aqui - amigas virtuais são o máximo, tá? Um super beijo!
Olá, me chamo Cintia Martins, sou jornalista e produtora de conteúdo, de Fortaleza/CE. Comecei a acompanhar você faz pouco tempo, cerca de um mês. Estou adorando, beijos!
Que máximo, Cintia - seja super bem vinda :)
Olá! Meu nome é Gabriel Lucas (40 anos), sou advogado e estou servidor público na Assembleia Legislativa aqui em Cuiabá/MT.
Gosto muito da sua newsletter (tanto a edição "tradicional" quanto a de dicas), que encontrar no meio das indicações do Substack, também escrevo uma, a QPD. https://quinzepordia.substack.com/
Que legal, Gabriel! Obrigada por compartilhar, já vou lá conferir!
Valeu! ❤️
Olá, sou Rebeca, 67, profa. De Yoga aposentada, moro em São Paulo. Assinei por sugestão de uma filha, parabéns pelo leque abrangente de assuntos abordados, achei bem interessante
Que demais, Rebeca. Seja bem vinda!!
Olá, meu nome é Erika, sou de Volta Redonda-RJ, tenho 28 anos, sou psicóloga clínica, curso pós graduação em psicologia e saúde da mulher e também sou terapeuta holística em formação. Gosto muito dos livros desde criança e amo acompanhar escritores e pessoas dessa área. Na verdade eu aprecio muitas coisas nessa vida - meditar, dançar, praticar yoga, oráculos, meditações, cores, música... o que eu quero mesmo é aproveitar tudo que a vida tem melhor. Meu sonho é concluir minhas graduações e desenvolver um trabalho online como terapeuta de mulheres.
Que legal, Erika! Seja bem vinda!
"Me conta o que você faz, onde mora, sua idade, seus sonhos e o que mais quiser!"
O que eu faço: Estudo (atualmente eng. química), dou aulas particulares, corro, edito vídeos, programo, desenho e leio bastante.
idade: 27
sonhos: vou limitar a 3 porque é o meu número de estimação, mas tenho alguns outros mais:
formar uma família (com quem não sei), escrever um livro (sobre o que não sei também). fazer uma apresentação de piano (sei tocar? claro que não).
"Se quiser, me conta também o que você mais gosta desta newsletter, o que acha que falta…"
Ah, te contar que sou novo por aqui. Não conheço muito esse mundo das newsletter. Estava vendo os meus emails na busca de alguma coisa "urgente" que me tirasse do meu foco e caí aqui. Li, no entanto, alguns escritos teus e me identifiquei especialmente com sua experiência de escrita pós-burnout e com sua busca por autenticidade na escrita. Isso é bem o que eu estou buscando também. Isso de compartilhar dicas é bem legal também. Quem compartilha aquilo que recebeu de bom faz aquilo que um bom amigo faz e tem meu respeito.
Olá! Sou a Mariana, tenho quase 38 (faço 38 no dia 26/07), sou advogada, casada, mãe do Dudu que tem 3 anos, sou mineira, mas há 5 anos moro em Campinas-SP, te conheci através do perfil do insta @literalmentesarah, da Sarah Germano, foi amor à primeira vista! Super me identifico com seus textos!
Amo ler e escrever, durante um bom tempo tive um blog, mas por vários motivos deixei de escrever, quero muito voltar a escrita e por indicação sua estou lendo o Caminho do Artista, e estou amando! As páginas matinais tem me ajudado muito!! Muito grata por essa indicação! :)
Ai que demais, Mariana! Espero muito que o Caminho do Artista te traga muita inspiração. Amei saber! Obrigada pelo carinho!!
Olá :) Sou a Liliana, tenho 34 anos e vivo em Lisboa / Portugal. Sou UX Researcher para sonho trabalhar com design acessível e inclusivo e tenho tentador formar-me nesse tema.
Gosto muito de ler, sejam livros ou newsletters, gosto muito de música, de pintar, escrever e comer :)
Ler conteúdos femininos é algo que tenho feito mais nos últimos 2/3 anos e, por isso, esta newsletter faz-me todo o sentido. Sou nova por aqui mas se surgirem dicas para melhorar eu aviso.
Que maravilhoso, Liliana! Seja super bem-vinda :)
Oi! Me chamo Ramon, sou do Rio de Janeiro. Estou entrando agora no mundo das newsletter (muito graças a Aline Valek e Alex Castro). Também comecei a escrever e pra quem quiser, também terão meus textos no meu perfil.
Oi Ramon! Que legal saber que você acompanha a News. Vou correr atrás dos seus textos!
Obrigado!
Oie! Sou Isabella, tenho 33 anos, sou santista, moro em Campinas e estou indo passar uma temporada de 3 meses em Atlanta (EUA). Sou jornalista, faço pós em Psicologia Positiva e colaboro com alguns veículos escrevendo sobre comportamento, saúde mental e qualidade de vida. Te acompanho desde a época do Finanças Femininas e, inclusive, já te entrevistei algumas vezes para matérias do Dinheirama. Estou adorando a sua nova fase! Amo ler, aprender coisas novas e estou há tempos ensaiando (procrastinando 😩) uma newsletter por aqui.
Isa queridaaa! Que legal da sua pós! Vem pro maravilhoso mundo das News - vou amar ler os seus textos com essa abordagem!
Olá, Carol. Sou Luana, 35 anos, de São Paulo. Estudei Letras e Filosofia, e ganho a vida há 12 anos como burocrata em uma repartição pública, onde escrevo ofícios e elaboro filosofias em silêncio. haha Tenho um filho de 1a8m e estou à espera de um segundo bebê. Tive um pós-parto difícil no meio da pandemia que me afastou da leitura e dos prazeres intelectuais. Fui sugada pela vida prática e tomada pelo cansaço. Aborrecida com as redes sociais, comecei a assinar newsletters loucamente, e há uns 15 dias cheguei na sua. Nem sei por qual via! Estou vivendo um "déjà vu" gostoso dos tempos de leitora de blog, lá nos anos 2000, quando eu acompanhava as pessoas, não pelos stories, mas pelas seus textos. Ficava tão ansiosa pela próxima públicação... Gosto mesmo é das palavras! Um abraço!
Siiiim! É exatamente essa a sensação mesmo. Que demais ter você aqui! Um super abraço e seja bem vinda!
Oiê, tenho 50 anos, moro em Brasília com dois filhos. No meu caso, ainda em homeoffice. Adoro suas news porque me identifico com suas crônicas, apensar de algumas situações já ter vivido. Mas comecei a te seguir porque a leitura literária é importante para o meu bem-estar diário e vc sempre agrega com seu olhar. Enfim, estamos por aqui ...
Que lindo isso, Daniela! Amei saber. Muito obrigada pelo carinho!
Oi Carol! Sou Melissa, tenho 32 anos e nos conhecemos quando te contratei para um evento virtual na empresa em que trabalhava (lembra?). Daquele dia para cá, muita coisa mudou. Assim como você, passei por uma transição de carreira, me mudei para Barcelona e estou me reconstruindo.
Digo construir pois realmente têm sido um processo de erguer novas vigas de sustentação para edificar essa nova parte de mim. É como se a minha vida agora fosse um projeto de uma casa de campo – não tem como abandonar permanentemente aquela moradia que eu construí no meio da cidade caótica e barulhenta, mas sinto que agora eu preciso de um lugar mais calmo e livre para viver. Foi difícil pra caramba! Passei pela fase do luto, da apatia e desânimo e agora sinto que já estou em um momento mais criativo, com mais movimento e confiança. Voltei a sonhar.
Hoje sou cozinheira. Consegui fazer o tão sonhado curso de gastronomia e, de quebra, ainda fiz um de confeitaria. Comecei acreditando que gostava mais de fazer os pratos salgados, mas a doçura me conquistou de um jeito interessante. Eu sempre fui uma menina doce, sabe? Calma, carinhosa, introspectiva, devoradora de livros. Com o tempo as vida foi roubando um pouco da minha doçura, me endurecendo e me distanciando muito daquela "pessoínha" cheia de curiosidade e amor que eu era.
Gosto da sua newsletter porque ela reúne muitas coisas que eu gosto. Sua transição de carreira e seus relatos me trazem o conforto de que eu não estou sozinha nesse mundo de descobertas e novos desafios. Eu adoro os relatos pessoais e opiniões, mais do que as dicas e as entrevistas. Quando você conta uma história ou relata uma situação sinto que faço parte da conversa, como se estivéssemos juntas num café e isso é tão bom! :)
Te admiro muito. Um beijão.
Melissa, claro que lembro! Que delícia saber da sua paixão e reconstrução. Vamos juntas nessa nova criação de nós, nesse bate papo delicioso que esse espaço nos permite. A casa é sua, viu? Um beijo enorme, cheio de carinho e admiração recíproca!
Obrigada pelo carinho <3
Olá Carol, sou a Clarissa, tenho 37 anos. Moro em São Caetano do Sul/SP. Sou mãe do Pedro de 2 anos e 6 meses. Te sigo desde do Finanças Femininas, meu primeiro livro de finanças foi o seu, lembro que a personagem chamava Clarissa e ai emprestei para uma amiga e ela nunca mais me devolveu o livro :(
Te sigo ainda pq me identifico com seu conteúdo, tbem li O Caminho do Artista no mesmo tempo que vc, mas não consegui colocar em práticas os exercicios, mas um dia eu volto pra eles :)
Gosto de ver seus insights. Meu sonho é achar meu proposito!
Um beijão!
Que máximo, Clarissa! Te digo por aqui que meu propósito foi algo que se transformou nesse período - e tá tudo bem. Obrigada pelo carinho!
Oi Carolina!
Que legal essa iniciativa de nos conhecer! Assim também nós conhecemos as suas outras seguidoras! Vai ser legal!
Eu me chamo Fernanda, tenho 49 anos, sou casada há 23 anos, porém não temos filhos. Trabalho com finanças pessoais e foi neste tema que a descobri, quando estava a frente do Finanças Femininas. Aliás, um excelente trabalho esse! Eu seguia o Bernardo Pascowich, do canal Yubb e, em 2017 ele foi entrevistá-la! Foi aí que comecei a te seguir!
Gosto de suas crônicas e também das dicas que nos dá sobre tudo! Adoro seu conteúdo e a maneira leve como escreve. Parece que estou conversando com você! Verdade!
Sucesso sempre para você!
Que demais, Fernanda! Fico tão feliz de saber! Obrigada pelo carinho!
Olá! Meu nome é Mariana Gominho, sou bancária, adoro ler e escrever, amo muito viajar! Nasci no Rio de Janeiro, me mudei de cidade mais 4 vezes e atualmente estou no Recife (PE). Já fiz intercâmbio para a Irlanda, Espanha e Alemanha, aprender línguas para mim é incrível! A próxima, espero, será o italiano, e depois quero visitar o país. Estou de licença maternidade atualmente, meu filho nasceu dia 1 de abril (é isso mesmo) e a maternidade está sendo um desafio e tanto para mim!
Mariana, que delícia seu comentário! A maternidade não é fácil mesmo - e essa transformação para a mãe é cheia de desafios gigantes. Talvez seja por isso que eu ame os livros da Elena Ferrante... Vamos juntas, querida!
Faltou dizer que amo a news, das dicas aos textos e estou gostando muito do modelo mais para ensaio que você vem trazendo. :D
Aiii então prepara, porque o texto de 4a tá ficando muito maravilhoso <3
Olá, sou a Cayssa, analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente, 34 anos. Sou de Caraguatatuba/SP, mas moro em Brasília desde 2007. Sou casada há 7 anos, sem cria ainda rsrs. Adoro te acompanhar e me identifico muito com suas crônicas. O que mais gosto são as 5 dicas semanais.
Que bom saber, Cayssa - obrigada pelo comentário!
oie! sou a Rafaela, tenho 23 anos, me formei em jornalismo há pouco tempo e, hoje em dia, trabalho com comunicação interna.
venho procurando outras formas de produzir e consumir conteúdo, sem ser pelas redes sociais como instagram e linkedin, e foi assim que encontrei sua newsletter há uns meses atrás! sou apaixonada pela forma com que você escreve e enxergo a sua newsletter como uma inspiração mesmo. :)
Amei, Rafaela - a ideia aqui é fugir do algoritmo e trazer um conteúdo do coração para quem estiver aberto!
Oi, Carol (já me sinto íntima rsrs). Me chamo Jacqueline, tenho 29 anos, sou jornalista e trabalho com várias frentes. Eu fico animada toda vez que recebo sua coletânea de dicas e me identifico muito com os textos que você fala sobre sua maternidade. Descobri Succession por sua causa e adorei.
Ah, Jacque, então vai ser recíproco :)
Que demais, amei seu comentário. E estou já louca pela próxima temporada de Succession por aqui...
Que iniciativa bacana, Carol, amei! Muito legal a potencialidade de usar isso aqui como a sementinha para uma comunidade. Acho isso tão importante - cria uma certa efervescência cultural, um encontro entre pessoas e ideias.
Como vc também é minha leitora (obrigada por isso!!!), a gente acabou se conhecendo um pouquinho no meio digital. Eu admiro muito a sua abertura para vulnerabilidade na newsletter. Dá pra perceber que vc “wear your heart on your sleeve”. Me identifico nesse movimento seu de parecer estar buscando uma coisa, tateando, mesmo não sabendo direito qual o próximo passo (ou será que estou projetando isso?). Beijos
Era essa a ideia, Ariela!
Adorei a definição - vai pra minha próxima sessão de análise kkkk
E sim, estou mesmo nessa busca, num novo momento, sem precisar de tantas definições, vendo aonde isso vai levar.
Adoro a sua news, receber esse seu comentário foi delicioso <3
Olá, chegueu no dia 10 de setembro de 2022. Bom para começar, me chamo Jéssica Chaves, tenho 25 anos, moro na cidade de Teresina, no estado do Piauí com meus pais. Sou ardemente fascinada por leitura, apesar de que estudo ingles, letras, licenciatura na Uespi, por isso tomam a maior parte do meu tempo. Sou pobre p comprar livro fisico, nao que desgosto dos ebooks ou pdfs, mas melhora a minha concentração bastante, mas compro ou baixo pela internet gratuitamente. Desejo também ser uma escritora, para isso, tenho que ler de tudo e curiar mais um pouco de cada genero. No momento, estou desempregada...Pulando essa parte, vi essa novidade atraves do perfil da Thais, e me amarrei! Só que o tipo de celular meu é android, mas irei acompanhar um pouco cada trabalho de voces! Amei as recomendações que vi. Vou olhar calmamente cada new. Sucesso para voces!
Oi, me chamo Flavia, tenho 42 anos, solteira (com preguiça de tentar mudar essa situação),, um filho de 2 anos, e funcionária pública.
Adoro meu trabalho, mas não é só isso.
Amo livros, filmes, séries, viagens, e sinto falta de mais. Mais conversas, mais leituras, mais trocas.
Tem dias que queria escrever, mas não sei o que, oitros gostaria de empreender, mas de novo não sei em que ramo, e por fim às vezes tenho vontade de estudar outras coisas, novos assuntos. Sinto falta de estar empolgada com algum projeto novo e ter brho nos olhos para falar, investir meu tempo nele.
Oi, Carol
Sou o César, cinquentão, jornalista e teólogo em formação, atuo como gestor de projetos na área de saúde, na cidade de Fortaleza, Ceará. Meu sonho é terminar os dois cursos, já que os filhos estão criados, cuidar de uma news e ler, bastante. Hoje é o meu primeiro contato com a newsletter e já estou gostando. Forte abraço. Paz e Bem!
Oi Carol. Eu sou a Tati e te conheci pessoalmente em um evento de uma rede de mulheres, onde falou sobre finanças. Desde então, eu acompanho seu trabalho e tenho adorado suas dicas culturais, especialmente a conversa sobre livros. E você entenderá o motivo: sou jornalista, mas trabalho há alguns anos como ghostwriter, além de desenvolver uma escrita autoral. Aguardo ansiosa pela primeira news na minha caixa. Retomo aquela sensação gostosa de esperar o carteiro passar com as novidades. Um beijo e obrigada
Oi, Tati! Que legal saber a sua história! Estamos juntas nessa jornada, né? Espero que goste da próxima edição - ela está saindo de um lugar profundo daqui. Beijos!
Oi, Carolina! Desculpe-me pela troca dos cursos... Eu li que era um Masters in Liberal Arts e, não sei por que, achei que a biblioterapia seria um branch do Masters rsrs. A bibliografia que você compartilhou talvez tenha me levado a isso: são livros que têm muito a ver com relações entre pessoas, culturas e visões de mundo diferentes (sim?).
Você é a primeira newsletter que assino, preciso entender a dinâmica! Ótimo fim de semana.
Imagina!
Você tem razão - nos últimos tempos, influenciada pelo mestrado, tenho sim recomendado este tipo de livro! Mas a dinâmica aqui é a minha curadoria pessoal. Ao longo do tempo, os meus interesses vão mudando e vou trazendo outras ideias e influências para cá.
Um bom fim de semana pra vc!
Carolina, te conheci há pouco tempo no instagram e gostei do seu perfil. Sou Ana Cristina, linguista, editora, revisora e tradutora. Amo escrever e ler, desde teoria hardcore até textos descontraídos, com pitadas de estilo pessoal e reflexões bacanas para este mundo de superficialidades... Estou adorando seu mestrado em biblioterapia! Recentemente, comecei a fazer colagens manuais para dar vazão às minhas necessidades criativas. Meus textos e colagens, encontram-se no perfil @escritacompimenta. Também faço uma espécie de curadoria artística nos stories, postando artistas visuais, colagistas, entre outros. Gosto da beleza e gosto de ofertar beleza às pessoas que me seguem por lá. Faço uma pesquisa bem cuidadosa, que me dá muita satisfação. É isso, até!
Que máximo, Ana Cristina! Vou acompanhar o seu trabalho por lá! Já o meu mestrado não é sobre biblioterapia, mas sim é um Master of Liberal Arts focado em literatura. Já a biblioterapia é uma atividade que eu faço com a School of Life. Seja bem vinda!!!
Meu nome é Graziele (Grazi, please), tenho 31 anos e sou do interior de SP. Sou apaixonada nas suas dicas ♥. Sou formada em Jornalismo e atualmente estudante de Estética e Cosmética (beeeem diferentes as áreas) e semana que vem lanço minha própria newsletter, a Aleastoriedades. Viciadíssima em assinar newsletters novas, as vezes acumulo algumas no e-mail, mas sempre leio todas. É um caminho sem volta, recomendo, vício bom demais! Adorei que você criou esse bate papo pra gente se soltar por aqui!
Glaziele, Que legal te conhecer mais por aqui! Também sou apaixonada pelas newsletters!
Oi, eu sou a Júlia, tenho 23 anos, sou estudante. Sua news me salva das aulas chatas muitas vezes hahaha como já li aqui, eu tambem não curto redes sociais e a pressão por aparecer ao invés de ser. Então, gosto de ler coisas que me constroem como sujeito e sua news é uma delas! Não tem nada que eu tiraria hahaha muito obrigada por disponibilizar seus textos, seu tempo, seus links conosco. Envio todo meu carinho e gratidão nessa mensagem!
Oi, Júlia! Que delícia essa mensagem. Tô adorando ver quanta gente quer fugir da lógica do filtro e do algoritmo das redes sociais. Obrigada pelo carinho!!!