4 Comentários

Ótima matéria. Indiretamente Courtney Henning Novak nos mostra que o jeito certo de ser humano é sair de todas as bolhas. É explorar a riqueza da diversidade. Fazendo isso, além de compreender o outro, acabamos por conhecer melhor nós mesmos.

Expand full comment

É isso que a literatura nos proporciona: acesso a várias formas de ser e estar no mundo. Que projeto interessante a Courtney se propôs a realizar e que bom que chegamos a ela e ela a nós por meio da litetura. Acompanhei a passagem dela pelos stories e fiquei feliz em ver que o Brasil se mostra e acolhe por sua arte e nossa gente. Que ótimo que pode falar com ela e trazer um pouquinho para nós.

Expand full comment

Carol, que bom que você nos trouxe alguém que fura a sua bolha sem medo e com o propósito de conhecer outras vozes, o que tem se tornado cada vez mais difícil no mundo contemporâneo. Esse projeto de Courtney Henning Novak, de conhecer o mundo pela leitura de obras de diferentes países, é mais do que sacado, é generoso, porque é um entregar-se à leitura do mundo, é reconhecer outras culturas. Fiquei encantada com ela. E com você, por trazê-la mais perto de nós.

Expand full comment

Carol, fiquei encantada ao acompanhar o passeio da Courtney pelo Brasil. Vi tudo pelas redes sociais dela, claro, mas foi tão bacana vê-la descobrir a beleza do nosso país e se encantar com aqueles detalhes que já se tornaram banais ao nosso cotidiano. Lembro que na época do vídeo falando de Memórias Póstumas muita gente reclamou sobre sermos "paga pau de gringo", mas vou contra esse discurso. Espero que mais pessoas fora do Brasil se inspirem na Courtney para ler autores de outros países, e que vejam isso como uma possibilidade de acessar outras culturas por meio da literatura. <3

Expand full comment