O que ler para entender mais sobre antissemitismo
Edição #270 - Dossiê literário: Um panorama sobre o antissemitismo
Acordei na última quarta-feira preparada para tudo. A edição da newsletter já estava programada para o envio no nosso tradicional horário das 8:18 e fiquei olhando, apreensiva, para o relógio e o email. Eu tinha certeza que o texto iria provocar todo tipo de reação: críticas, ataques, uma onda de unfollows. Defender Israel publicamente não é a posição mais popular nestes tempos.
Mas não imaginava o que iria acontecer. A edição passada foi a que mais circulou entre todas estas da newsletter e foi repassada em grupos de WhatsApp, republicada em perfis do Instagram e eu recebi uma avalanche de amor - de judeus e não-judeus. Comentários lindos de gente que entendeu a dor e a dificuldade do momento que os judeus vivem ao redor do globo. Pessoas que reconheceram a coragem que foi necessária para colocar todo aquele sentimento em palavras e que se sentiram, em maior ou menor grau, representadas pelas minhas palavras.
Foi uma alegria imensa. Aquela edição foi a mais pessoal e visceral desta newsletter - e ver a reação proporcional a ela foi um presente. Alguns comentários foram postados aqui no Substack mesmo, mas muita gente preferiu me mandar emails, DMs ou mensagens no meu WhatsApp para conversar sobre tudo aquilo. Mal consegui trabalhar direito na quarta-feira.
Recebi um pedido inúmeras vezes: o que ler sobre o assunto? Decidi então montar uma edição especial aqui na news com os livros que foram fundamentais para este processo atual de construção de uma forma de pensar sobre o judaísmo e o antissemitismo. É um processo mesmo, uma pesquisa que nasceu informalmente depois do 7 de outubro e que agora transbordou para o mestrado.
Vem conferir:
Dez mitos sobre os judeus, Maria Luiza Tucci Carneiro (Ateliê Editorial). Maria Luiza é historiadora e pesquisadora sobre o assunto e reúne neste livro um compilado sobre o antissemitismo através dos seus principais mitos. É muito esclarecedor entender de onde vieram ideias como ‘os judeus são uma entidade secreta’, ‘não existem judeus pobres’, ‘os judeus são racistas’, ou ‘os judeus controlam a mídia’. Ao explicar a origem destes mitos e a forma como foram propagados ao longo dos séculos, conseguimos entender a versão contemporânea deles e enxergá-los no discurso antissemita atual.
Continue a ler com uma experiência gratuita de 7 dias
Subscreva a Vou te falar para continuar a ler este post e obtenha 7 dias de acesso gratuito ao arquivo completo de posts.