14 Comentários

Amei o termo bovarismo, sou adepto e não sabia rs. Pra mim varia muito, alguns livros eu começo, aí enche o saco e deixo de lado, e volto meses depois. Mas às vezes me apego e não consigo largar, mesmo que não esteja tão bom. Costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo, então quando um livro não tá me prendendo, parto pra outro - ou outro, e outro kkkkkkkk.

Expand full comment

Sou dessas também! Não me obrigo aqui. A vida é curta demais pra ler na obrigação o que deveria ser por prazer

Expand full comment

adorei esse texto! acho ainda um desafio abandonar qualquer coisa pela metade, incluindo livros. no caso de alguém me recomendar muuuuito, eu insisto. mas quando a gente pensa no tempo curtinho que temos para a leitura, acho que isso pode ser um estímulo a abandonar o que não vale a pena (ou simplesmente livros que não nos chegaram no momento certo, pois isso acontece demais tb). beijos!

Expand full comment

Nossa, acontece tanto isso. E eu gosto demais que chega a hora certa do livro. É uma descoberta até de nos mesmas ❤️

Expand full comment

Quanto mais a gente lê sobre “o direito de abandonar livros” mais nos damos o direito de realimente deixar de lado o que não gostamos, sem a “obrigação” de sempre ter que fazer. Não temos muito tempo! Bora ocupar com o que nos faz bem! Adorei

Expand full comment

Não existe obrigação, né? Amei ❤️

Expand full comment

Sou dessas que tem dificuldade de largar, mesmo pensando que, sim, a vida é muito curta e a lista de leituras muito extensa. Os poucos que larguei eram realmente terríveis! Mas esse seu texto está incrível e sou apaixonada pelos direitos do leitor. Pennac é maravilhoso!

Expand full comment

Ai que delícia de comentário! Obrigada ❤️

Expand full comment

Eu demorei um ano pra ler Anna Kariênina, foi uma relação de amor e ódio. Pegava pra ler, passava outros livros na frente e fiquei nessa até outubro qdo decidi pegar pra valer. Não é um livro que pretendo ler novamente nessa encarnação kkkkkk.

Expand full comment

Hahahhaha uma vez já tá valendo! 😉

Expand full comment

Ah Carol, sempre quis ser desprendida com livros ruins (filmes e outros tb), sou mais tipo Sarah, mas estou começando a aprender a desapegar dessas leituras que não "descem redondo". Adorei!!! 💕😘

Expand full comment

Eu sou super a favor - traz até uma leveza pra vida 😉

Expand full comment

Eu largo sem dó. Não quer dizer que o livro é ruim (às vezes é), só que não é o momento.

Expand full comment

Às vezes é mesmo! 😂😂

Expand full comment