19 Comentários

Sabe, lendo seu texto percebi que jamais cogitei me inscrever em uma oficina de escrita ou coisa do gênero. Não sei se por "leoninismo" demais, segurança de menos ou, mais provável, um mix de ambos, essa ideia nunca passou pela minha mente. Refletindo em seus parágrafos, sinto que, pra mim, escrever é como respirar – simplesmente faço, nunca fui formalmente ensinada a fazê-lo, e entendo que por ser tão intuitivo vem um medo de que a banca me bloqueie de fazer desta maneira crua que me alimenta tanto!

Expand full comment

Querida, eu tinha um bloqueio análogo: achava que porque tinha estudado jornalismo na faculdade, tinha a obrigação de já saber o que estava fazendo. Mas nas várias oficinas que fiz pela metade e nesta que estou fazendo agora, estou descobrindo que não tem nada como aprender a técnica e colocar ela em prática em um grupo pequeno que está com a mesma cabeça de aprendizado para ver a escrita melhorar… eu tô AMANDO

Expand full comment

Eu amo oficinas, adoro ver os processos alheios e ouvir feedbacks. Que bom que vc não correu dessa vez 🤸

Expand full comment

Eu tô amando agora, querida! Mas tenho sentido que a diferença pra mim foi o fato de ser uma oficina de não ficção. Tá fluindo de outra maneira!

Expand full comment

Que bacana ver você se abrindo para isso <3 Escrever e mostrar para os outros darem palpite nunca é fácil

Expand full comment

Não mesmo! Mas eu vi os meus feedbacks e morri de amor. Eles vieram com muito carinho, respeito e vontade de ver o texto melhorar. Já vou entregar meu novo texto e tô vendo como estou com mais controle na escrita, sabe?

Expand full comment

Que delícia ler isso, porque eu tenho um pouco de problema com oficina de escrita, mas no meu caso eu ainda não identifiquei o que me incomoda. No último que fiz, meu texto voltou com muitos minutos de áudio sugerindo edições/melhorias e quase o número de clichês que nem tinha me dado conta de ter usado. Foi ótimo, mas doeu. Hahahahaha. Quem sabe uma hora vc lança o seu curso? Eu vou adorar fazê-lo.

Expand full comment

Aiii que ideia mais gostosa! Agora fiquei com ela na cabeça ❤️

É incrível, é só com esses comentários e edições que a gente vai aprendendo a escrever de forma completamente intencional!

Expand full comment

Sempre quis fazer uma e o seu relato me incentivou a querer focar nisso de novo.

Porém, o fato de morar fora do Brasil, faz com que o meu meio ativo seja menos brasileiro e mais alemão/europeu. Só desde o início da minha news aqui no Substack é que voltei a consumir mais conteúdos brasileiros…ainda bem! Vocês, escritores de news daqui, estão enriquecendo a minha vida e apesar de não ser uma oficina clássica, acho que quanto mais eu leio, mais a minha escrita também se transforma.

Como nem saberia onde pesquisar, ou melhor, em qual fonte confiar: qual é essa oficina que você está fazendo? E: existe a possibilidade de ser on-line também/exclusivamente?

Expand full comment

Ai que legal isso, Daniela! Essa comunidade do Substack é mesmo preciosa.

Essa minha oficina faz parte do mestrado que estou cursando, mas tem várias oficinas em português: a Ana Rusche (nossa colega de Substack) tem oficinas ótimas de ficção e não-ficção. E você também pode pesquisar na Escrevedeira e no B_arco - sempre surgem umas bacanas por lá! (A do Paulo Nogueira é muito boa!!)

Expand full comment

Acabo de comentar na sua última edição e aproveitei a soneca do meu filho pra vir aqui responder esse seu comentário que li há um tempo já! Obrigada pela dica da oficina, já escrevi nas minhas anotações e vou correr atrás, assim que voltar pra Alemanha (estamos no Brasil no momento, curtindo os avós ❤️). Super beijo, Carol!

Expand full comment

Que lindo esse texto e esse momento! Acho interessante em oficina (só fiz uma na vida) conhecer o processo dos outros e o próprio processo de criar esse ambiente seguro, que era uma tensão pra mim e depois vi que era possível. Pra quem escreve news, a experiência de ser lida periodicamente é única e pode também nos encorajar de vez em quando ♥️

Expand full comment

Eu concordo tanto com você! Sinto que a minha escrita evoluiu muito desde que montei a newsletter. A prática semanal, os comentários, a construção de um processo pessoal, tudo isso é riquíssimo ❤️

Expand full comment

Que delicia ver que sua relação com a escrita se transformou, e fico feliz demais que você tenha encontrado um espaço seguro para dividir sua escrita, Carol!

No período da minha pós-graduação tínhamos esse espaço de troca de feedbacks durante as aulas, e eu amava. Mas tenho certeza que se hoje não tenho tanto medo de mostrar meus textos para os outros, e se reconheço o valor de um feedback, é porque fui muito acolhida nessa minha primeira experiência. <3

Expand full comment

Que incrível isso, Clara! Eu consigo enxergar isso agora - acho que depois da oficina, compartilhar a minha escrita nestes ambientes vai ser algo mais fácil…

Expand full comment

Que movimento importantíssimo! Espero que venham muitas e muitas descobertas positivas dessa decisão tão corajosa de se expor. <3

Expand full comment

Amiga! Obrigada pelo carinho e incentivo!!! 🥰🥰

Expand full comment

Que demais, Carol. Já tive alguns problemas com oficinas de escrita, que me levaram até a bloqueios criativos, sabe? Acho que o nosso censor é rude demais, né? Mas se abrir para isso é tão bonito...

Aiiin, vejo vocês falando dos mestrados e me derreto toda. Que vontade, que medo.

Expand full comment

Aii se joga! O mestrado está sendo uma transformação intelectual por aqui. A oportunidade de levar a sério os seus interesses e se permitir estudar, pesquisar, é um presente.

Eu que triste isso dos bloqueios. Fiquei sentida aqui - acho que a gente deve sempre respeitar os limites internos também. Eles existem por algum motivo ❤️

Expand full comment