26 Comentários
Jan 18, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Me identifico super. Já tem uns meses que não olho stories, que antes me causavam certo mal estar de FOMO ou comparações com as vidas (e jamais com os problemas) das outras pessoas. Hoje olho 1x por dia um pouco do feed, mas sinto que realmente me desapeguei do app (não das pessoas). Não que isso traga algum tipo de superioridade, como pode parecer, mas venho percebendo o quanto é cansativo sustentar essa roda de valorização dos momentos alheios e tb até que ponto a vida social ficou meio limitada àquele espacinho. O insta é uma forma de otimizar o tempo dedicado às pessoas, tipo likes pra lembrar os outros de que existimos ou para se relacionar com a maior quantidade de gente. Acho que divaguei kkkk

Beijos ♥️

Expand full comment
Jan 18, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Eu tenho esse costume de desligar as redes por pelo menos 15 dias já tem uns 5 anos. Mas sinceramente, tenho sentido que isso não está me bastando. Eu volto e depois de um tempo sou sugada de novo porque em parte não é algo que basta força de vontade. É basicamente a gente lutando contra um exército de neurocientistas, especialistas em comportamento humano, publicitários, marqueteiros e programadores que desenham a ferramenta pra nos fazer sentir - falta, inveja, ansiedade, curiosidade, raiva. Enfim, é pelo sentir que a gente se mantém ali. Eu sempre achei que era importante estar nas redes não só pra mostrar o que faço - esse é hoje o meu trabalho remunerado -, mas pq estar lá com uma proposta diferente de uso é parte do "outro mundo é possível" que eu tento desenhar. Mas não sei, tenho pensado cada vez mais em radicalizar meu uso porque está me afetando de um jeito que não quero mais. Tem sido dias difíceis pensando sobre isso.

Expand full comment
Jan 18, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Adorei a reflexão! Eu estou usando o Instagram muito menos, postando quase nunca.... devo ficar 15 minutos por dia no app no máximo, o que tem aliviado minha ansiedade e me dado tempo livre para ler meus livros (já que está frio demais para caminhar!). Beijos

Expand full comment
Jan 26, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

no lugar onde eu trabalho tem muitos quero queros, amo essa fase do ninho, do cuidado do casal e dos quero querinhos dando os primeiros passinhos pela vida, sem dúvida, um entretenimento muito melhor que o instagram!

Expand full comment
Mar 15, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Demais. Estou vivendo uma relação de dependência e ódio com o Instagram já há algum tempo, e vejo que não estou sozinha.

Expand full comment
Jan 20, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Adorei te ler na sua volta. E quero marcar cafezim pessoal ❤️

Expand full comment

Amo o instagram, e o excesso, até desse amor, também me faz mal... Vou sair da tela e procurar pássaros lá na janela agora! <3

Expand full comment
Jan 19, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

certamente ajuda super, funciona bastante comigo tudo isso que cê falou. é um experiência incrível sair da voracidade do Instagram. preciso fazer isso novamente, tu deu o empurrão que eu tava querendo.

Expand full comment
Jan 19, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Feliz nova vida nova, Carol. Sem filtros, sem telas, com cor, com verdade.

Expand full comment
Jan 18, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Ei Carol! Adorei a news, esse assunto me toca e me interessa tanto! Tive um fase de repensar e mudar totalmente meu uso no instagram também, e os aprendizados que tive naquela época trago até hoje.

Algo que me ajudou muito a controlar quanto tempo eu passava no app e que continuo fazendo é determinar um horário para abrir pela primeira vez e, as vezes, horário máximo de uso. No meu caso, o horário mínimo é 13h. Antes de 13h estou proibida, por mim mesma, de abrir o aplicativo. Tem dias que até esqueço de abrir, juro. Fazia também, aos domingos, um horário de fechar o expediente. Depois das 16h o boteco fechava, e o app junto com ele. Fiz essa regra em específico porque comecei a perceber que a bad de domingo batia porque ficava comparando meu final de semana com o dos outros e pensando que não tinha aproveitado o meu o suficiente. Viagem né?

Fico feliz que você conseguiu não só se desligar, mas repensar seu uso da plataforma <3

Expand full comment
Jan 18, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Carol também me identifiquei. Faço isso todo fim de ano, como se fosse ferias do trabalho mesmo.... e pra voltar é um exercício pq qto menos a entro, menos sinto falta... e qdo volto percebo que esta tudo igual, nada mudou e não perdi nada de interessante. É tipo voltar para uma cidade que ficou parada no tempo 😁😁😁😁 Obrigada pela reflexão e troca!

Expand full comment
Jan 18, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Nossa, Carol! Quanta identificação com esse teu relato! Desde que engravidei do Pedro e em vários momentos, após a sua chegada, me via totalmente imersa na tela - o que só me gerava ansiedade, para além do tempo perdido... Estava lendo Belo Mundo e, em uma parte, a Eileen comenta de um diário que ela fez para registrar pequenas bonitezas do seu dia - e fiz uma relação gigante com o instagram: eu to vivendo e compartilhando ou vivendo só para compartilhar? Acho que vou me inspirar em você, tão logo tenha coragem (QUE BOBAGEM) e ficar um tempo off. (As outras medidas... bem, fiz aqui e burlo TODAS, vez ou outra. Eu, hein?! - vai nos contando como evolui, se puder!)

Expand full comment
Jan 18, 2023·editado Jan 18, 2023Gostado por Carolina Ruhman Sandler

Adorei, Carol! Tô em busca desse equilíbrio também. Já descobri muita coisa e gente boa por lá, mas tem o lado negativo de me roubar horas que eu nem vejo passar e aumentar minha ansiedade. Curti muito sua reflexão

Expand full comment